De acordo com a publicação da BBC Brasil, o paciente suspeito de infecção por ebola na cidade de Cascavel, no interior do Paraná, já chegou ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira (10). O paciente foi transportado de ambulância para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, que funciona dentro do Instituto Oswaldo Cruz, em Manguinhos.
O homem de 47 anos, que veio da Guiné – um dos três países que concentram o surto da doença na África -, chegou ao Brasil no dia 19 de setembro depois de fazer uma escala no Marrocos. Guiné é um dos três países que concentram o surto da doença na África. O contágio ainda não foi confirmado, porém, o caso foi considerado suspeito já que o paciente ainda estaria no 21º dia, limite máximo para o período de incubação da doença.
O caso foi identificado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Bairro Brasília e, conforme manda a legislação, notificado imediatamente. A identificação levou à interdição do posto de saúde. Os pacientes que estavam no hospital e entraram em contato com o paciente foram proibidas de deixar o local e estão sendo monitoradas, até avaliação dos funcionários do Ministério da Saúde.
Se confirmado, este será o primeiro caso da doença na América Latina.
Veja também Com suspeita de Ebola, missionário é monitorado por equipes de saúde no Panará
Epidemia
Segundo estimativas da OMS, quase 4 mil pessoas já morreram por causa da doença, no pior surto da história. A epidemia está concentrada em três países: Libéria, Serra Leoa e Guiné.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.