Variedades

OMS pode ser processada na Itália por alarme sobre embutidos

(ANSA) – A Federação Italiana da Indústria Alimentícia (Federalimentare) está pensando em processar a Organização Mundial da Saúde (OMS) pela “grave imprudência demonstrada” no comunicado em que alerta que o consumo de carnes processadas pode causar câncer.

O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Luigi Scordamaglia, para quem as conclusões são “precipitadas”, “não baseadas em dados científicos” e podem penalizar o setor. A Itália é um dos principais produtores mundiais de embutidos, como salames e presuntos, alguns dos alimentos colocados no “Grupo 1” de agentes cancerígenos pela OMS, ou seja, aqueles que com certeza causam tumores.

Segundo a organização, comer 50 gramas de carne processada por dia, algo como duas fatias de bacon, aumenta em 18% a possibilidade de se desenvolver câncer colorretal. Tais produtos estão no mesmo rol de cigarros e plutônio, embora isso não signifique que o risco representado por eles seja o mesmo.

Além disso, a OMS declarou que a carne vermelha é “provavelmente cancerígena” para humanos, ou seja, está no “Grupo 2”. De acordo com a Federalimentare, desde o alarme da Organização Mundial da Saúde, houve uma queda de 9,8% nas vendas de salame, de 14,7% nas de carne enlatada e de 17% nas de salsicha.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.