A ciência explica os efeitos chocantes que o açúcar produzido em nosso cérebro, que não é muito diferente dos efeitos causados em viciados em drogas e álcool, por exemplo.
Se compararmos um cérebro normal, o de um obeso e o de um viciado em cocaína veremos que o cérebro normal contém muito mais da substância vermelha (ver imagem), chamada de dopamina. Essa substância química é produzida na parte do cérebro associada com a recompensa, explica o artigo publicado no site Mic.
Quando alguém experimenta uma recompensa – por exemplo, comer uma refeição especialmente saborosa – o nível de dopamina alcança o seu máximo. No caso de viciados acontece o contrário: Só atinge o pico de dopamina através da antecipação da recompensa, ao invés da própria recompensa real. Uma vez alcançada, os efeitos são fracos porque o cérebro tem sido inundado com a dopamina.
As varreduras do cérebro mostram que todos os viciados têm menos receptores de dopamina na sua metade do cérebro, de modo que os sinais de dopamina são enviados mais fracos entre as células. Isto é: o açúcar faz para o cérebro exatamente o mesmo que o cigarro, álcool e cocaína. Em 2013, pesquisadores da Universidade de Connecticut descobriram que produtos ricos em gordura e açúcar podem ser tão viciantes quanto à cocaína, pois estimulam o cérebro, da mesma forma que a droga estimula. Alguns especialistas acreditam que esses produtos representam ainda um perigo maior do que as drogas, devido à sua acessibilidade e disponibilidade.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.