A Tok&Stok, uma das maiores redes de móveis e decoração do Brasil, está passando por um processo de reestruturação financeira e fechando algumas de suas lojas em cinco estados do país, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo. A empresa está promovendo saldões com descontos de até 50% para esgotar os estoques nessas unidades.
De acordo com informações disponíveis no site da Tok&Stok, a empresa está presente em 22 estados, com cerca de 60 lojas. Somente em São Paulo são 21 lojas, enquanto no Rio de Janeiro são seis unidades, incluindo a loja do NorteShopping, que será fechada em breve.
Além do RJ, as outras unidades que estão encerrando suas atividades estão localizadas em Fortaleza (CE), sediada no shopping Iguatemi Bosque; no Shopping Recife (PE), Shopping Piracicaba (SP) e a que fica no Jockey Plaza, em Curitiba (PR).
A reestruturação financeira da Tok&Stok vem em um momento de crise para a empresa, que tem uma dívida avaliada em cerca de R$ 600 milhões. Em fevereiro deste ano, a empresa contratou a Alvarez&Marsal para ajudar a renegociar suas dívidas e buscar um novo sócio.
A crise vivida pela empresa foi evidenciada após uma ordem de despejo de uma unidade em Minas Gerais por atraso no pagamento do aluguel. A ação de despejo, na verdade, foi apenas a ponta do iceberg de uma companhia que teve sua receita líquida em 2021 de R$ 1,15 bilhão, valor abaixo do período pré-pandemia.
O fechamento das lojas e o saldão com descontos de até 50% são medidas tomadas pela empresa para tentar equilibrar suas finanças e evitar a falência. Os funcionários das lojas que estão encerrando suas atividades serão realocados em outras unidades da Tok&Stok que continuam funcionando.
A reestruturação da Tok&Stok é mais um exemplo da crise que o setor varejista vem sofrendo, especialmente após a pandemia do COVID-19. A concorrente direta da Tok&Stok, a Etna, começou a fechar suas portas no Nordeste em 2021 e encerrou todas as suas unidades em 2022.
Em um comunicado enviado à imprensa, a Tok&Stok disse que não comentará o fechamento das lojas. A Alvarez&Marsal também não comentou o assunto ou deu detalhes sobre o plano de reestruturação da empresa.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.