Conhecida por suas paisagens litorâneas deslumbrantes e infraestrutura turística robusta, Natal agora se destaca em um nicho crescente do setor de viagens: o turismo do sono. Um estudo recente, o “Guia de Turismo do Sono“, conduzido pela plataforma Kayak, elegeu a capital potiguar como o principal destino entre 20 cidades brasileiras para quem busca um descanso reparador durante as férias. Vale lembrar que recentemente, Natal se destacou entre os destinos mais acolhedores do Brasil em 2025.
O levantamento posiciona Natal à frente de outros destinos populares como Foz do Iguaçu (PR), Porto de Galinhas (PE), João Pessoa (PB), Balneário Camboriú (SC), Gramado (RS) e Campos do Jordão (SP). A análise considerou fatores importantes para a qualidade do sono, incluindo níveis de poluição sonora e atmosférica, estabilidade política, disponibilidade de acomodações com foco em spa e bem-estar, e proximidade com áreas naturais.
A pesquisa revelou ainda que 67% dos brasileiros priorizam o relaxamento e o descanso durante as férias, e que 20% deles desejam aproveitar suas viagens para colocar o sono em dia.
Reconhecimento impulsiona o turismo de bem-estar
Antônio Neto, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Norte (ABAV-RN), acredita que este reconhecimento reforça a vocação natural de Natal para o turismo de bem-estar. Segundo ele, a combinação de belezas naturais, clima agradável, ambiente tranquilo, ar puro e hospitalidade local cria um cenário ideal para um descanso profundo.
“Esse reconhecimento é mais um diferencial competitivo para o nosso destino e abre novas oportunidades para a nossa cadeia turística“, afirma Neto. Ele ressalta que o turismo de bem-estar tem ganhado popularidade, especialmente após a pandemia, com a crescente valorização da saúde mental e do equilíbrio emocional. “Muitos turistas procuram experiências que proporcionem descanso, imersão na natureza e redução do estresse, e Natal se encaixa perfeitamente nesse perfil“, completa.
Neto também destaca o potencial do turismo de bem-estar para atrair parcerias estratégicas com operadoras especializadas, especialmente nos mercados europeu e americano, onde destinos tropicais e tranquilos são altamente valorizados.
Embora muitas vezes associado ao luxo, Neto enfatiza que é possível oferecer experiências de turismo do sono acessíveis a diferentes perfis de viajantes. “O importante é estruturar uma oferta diversificada, permitindo que o maior número possível de turistas tenha acesso a essa experiência“, conclui.
Hotéis investem em serviços para promover o relaxamento
Edmar Gadelha, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH/RN), compartilha do otimismo em relação à classificação de Natal no ranking da Kayak. Ele observa um aumento significativo na oferta de serviços que promovem relaxamento, saúde e conforto na indústria hoteleira, tendência impulsionada pela pandemia.
“Para atender a essa demanda crescente, é essencial que hotéis e pousadas invistam em infraestrutura de excelência, aliada a práticas responsáveis e inclusivas“, afirma Gadelha.
Gadelha ressalta que, embora o segmento de turismo do sono ainda seja novo no Brasil, é uma tendência global, e Natal já está se adaptando a essa nova demanda. “Alguns hotéis em Natal, por exemplo, já oferecem quartos com iluminação especial, colchões de alta qualidade, travesseiros ergonômicos, aromaterapia, programas de meditação, spa, e até menus personalizados com opções saudáveis e que favorecem o sono“, revela.
Sanclair Solon, secretário de Turismo de Natal, complementa que a pesquisa da Kayak confirma uma percepção já existente na pasta municipal. Ele destaca a importância de incluir o turismo do sono no radar estratégico da cidade, aproveitando a proximidade entre as praias urbanas e a rota gastronômica local para criar um produto turístico diferenciado. A gastronomia local também tem atraído eventos especiais, como Érick Jacquin que celebra 30 anos no Brasil com jantar especial e lançamento de produtos exclusivos em Natal.
“Às vezes estamos muito focados no turismo de sol e mar, que é o nosso principal cartão postal, mas agora é a fase de a gente chegar e colocar isso também no radar, para começarmos a observar que também podemos atuar nessa frente como um grande diferencial para o destino”, declara Sanclair.
“A gente tem a vantagem de ter as nossas praias urbanas muito próximas também da nossa rota gastronômica. Então isso, com certeza, é um bom produto a se abordar”, acrescentou o secretário de Turismo.
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