A prefeitura de São Paulo anunciou a suspensão do rodízio municipal de veículos na capital paulista a partir desta segunda-feira, 23 de dezembro. A medida, que visa facilitar a mobilidade durante as festas de fim de ano, seguirá até o dia 10 de janeiro. O rodízio volta a vigorar na segunda-feira, 13 de janeiro.
Entretanto, a administração municipal esclarece que o rodízio para caminhões permanece inalterado, assim como as regras das Zonas de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF). Essas restrições específicas continuam em vigor, afetando o tráfego de veículos de carga e fretados na cidade.
O rodízio municipal, que estará suspenso temporariamente, restringe a circulação de veículos no centro expandido de São Paulo nos seguintes horários: das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira. A restrição é organizada por final de placa:
- Segunda-feira: placas com final 1 e 2
- Terça-feira: placas com final 3 e 4
- Quarta-feira: placas com final 5 e 6
- Quinta-feira: placas com final 7 e 8
- Sexta-feira: placas com final 9 e 0
A área de abrangência do rodízio inclui importantes vias como as marginais Tietê e Pinheiros, as avenidas dos Bandeirantes e Affonso D´Escragnole Taunay, o Complexo Viário Maria Maluf, a Avenida Tancredo Neves, a Rua das Juntas Provisórias, o Viaduto Grande São Paulo e as avenidas Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf. É fundamental que os motoristas que circulam nessas áreas estejam atentos aos horários e dias de restrição após o período de suspensão.
Motoristas que desrespeitarem o rodízio estarão sujeitos a multa no valor de R$ 130,16, além de quatro pontos na carteira de habilitação. A prefeitura ressalta a importância do cumprimento das regras do rodízio, contribuindo para a melhoria do fluxo de veículos e da mobilidade urbana.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.