Brasil
Tendência

Brasil decreta luto oficial pela morte do Papa Francisco; líderes mundiais lamentam

Com a confirmação da sucessão, o Vaticano se prepara para o período de Sede Vacante. 

O falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, no Vaticano, gerou uma onda de reações e homenagens em todo o mundo. No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de sete dias, lamentando a perda de uma voz de respeito e acolhimento. Líderes dos Três Poderes também se manifestaram, destacando o legado do pontífice.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), expressou tristeza e solidariedade à comunidade católica. Já o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), ressaltou a trajetória de diálogo e inclusão de Francisco, afirmando que ele abriu a Igreja para o século 21. O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), enfatizou as virtudes de compaixão, tolerância, amor e paz do Papa.

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também lamentou a morte do pontífice, reconhecendo sua coragem, humildade e amor pelos mais necessitados.

Repercussão mundial

Líderes de diversos países manifestaram pesar pela morte do Papa Francisco. Em meio a este momento de luto, muitos se questionam sobre os próximos passos da Igreja Católica. Um artigo no N10 detalha o processo de eleição do novo Papa, ajudando a entender o que acontece após a morte de Francisco.

  • O presidente da Itália, Sergio Mattarella, expressou grande tristeza pessoal e destacou a mensagem evangélica, a solidariedade e a proximidade com os mais frágeis transmitidas pelo pontífice.
  • A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, lembrou a amizade com o Papa Francisco, reconhecendo sua capacidade de reconciliar o que parecia irreconciliável.
  • O presidente da Argentina, Javier Milei, apesar das diferenças, reconheceu a bondade e sabedoria do Papa.
  • O presidente da França, Emmanuel Macron, ressaltou o desejo do Papa Francisco de levar alegria e esperança aos mais pobres, unindo pessoas e natureza.
  • O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, destacou o legado de compromisso com a paz e a justiça social.
  • A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, afirmou que os ensinamentos do Papa Francisco continuarão a guiar o mundo.

Outros líderes, como o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, e o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, também expressaram suas condolências e destacaram o legado do Papa Francisco na promoção da paz, justiça e diálogo inter-religioso.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, destacou a autoridade internacional do Papa e sua contribuição para a interação construtiva entre a Rússia e a Santa Sé. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, lembrou as orações do Papa pela paz em seu país.

O presidente de Israel, Isaac Herzog, expressou esperança de que as orações do Papa pela paz no Oriente Médio sejam atendidas, enquanto o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, lembrou Francisco como um amigo leal do povo palestino e defensor da paz e justiça. 

O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, enfatizou o legado de justiça social deixado pelo Papa Francisco. Dom Orani celebrou uma missa em memória do pontífice na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, onde destacou a preocupação de Francisco com os mais pobres e a paz mundial. “Ele teve um grande trabalho na questão social. Seu legado será estudado, aprofundado, em tantos aspectos sobre o seu pontificado”, disse Dom Orani.

Com a confirmação da sucessão, o Vaticano se prepara para o período de Sede Vacante. 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.