O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) precisou ser transferido de helicóptero na manhã desta sexta-feira (11) após passar mal enquanto cumpria agenda política no Rio Grande do Norte. O episódio aconteceu no município de Santa Cruz, localizado na região Agreste potiguar, a aproximadamente 120 quilômetros de Natal, capital do estado.
O deslocamento do ex-presidente para a capital potiguar foi realizado na aeronave Potiguar 02, pertencente à Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), que confirmou a operação de transporte aéreo. A utilização do helicóptero foi autorizada pela governadora do estado, Fátima Bezerra (PT), com o objetivo de agilizar o socorro médico ao ex-presidente.
“A Sesed mobilizou, de imediato, uma das aeronaves para traslado do ex-presidente a uma unidade de saúde, em Natal, e orientou os gestores da Secretaria de Saúde que adotassem todas as providências necessárias ao eventual atendimento”, diz a nota do governo.
De acordo com a equipe médica do Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, local onde Bolsonaro recebeu os primeiros atendimentos, a transferência para Natal foi recomendada após avaliação inicial. O quadro clínico apresentado pelo ex-presidente exigia um acompanhamento mais especializado em uma unidade hospitalar da capital.
A chegada de Jair Bolsonaro ao Rio Grande do Norte aconteceu na noite da última quinta-feira (10). No desembarque no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, o ex-presidente foi recepcionado por apoiadores. Ele passou a noite em um hotel localizado na Zona Sul de Natal, e, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (11), seguiu para o interior do estado, onde cumpriria compromissos políticos.
Antes de chegar a Santa Cruz, Bolsonaro realizou uma parada no município de Bom Jesus, onde discursou para seus apoiadores. Na sequência, seguiu viagem até Santa Cruz, onde apresentou sinais de mal-estar e precisou ser atendido com urgência.
Socorro em Santa Cruz
Ver essa foto no Instagram
Imagens registradas no local mostram o momento em que o ex-presidente embarca no helicóptero Potiguar 02, que realiza o deslocamento até Natal. A aeronave pousará em breve na capital potiguar, conduzindo Bolsonaro diretamente para o Hospital Rio Grande, no bairro Tirol.
Segundo informações divulgadas pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), que acompanha a situação de perto, o ex-presidente foi estabilizado ainda em Santa Cruz antes de ser transferido para Natal. O parlamentar destacou que o atendimento em Natal estará sendo realizado por uma equipe médica especializada, formada por profissionais de cirurgia, diagnóstico por imagem e suporte clínico.
O atendimento no Hospital Rio Grande ocorrerá em articulação direta com o médico pessoal de Jair Bolsonaro, responsável por acompanhar a evolução do quadro de saúde do ex-presidente.
Ainda segundo Rogério Marinho, a expectativa é de que Bolsonaro receba os cuidados necessários para sua plena recuperação. “Peço a todos que fiquem em oração e estamos confiantes que ele sairá dessa“, afirmou o senador, ao comentar o episódio.
O mal-estar ocorreu logo após uma movimentação fora da agenda oficial do ex-presidente, quando Bolsonaro interagiu com apoiadores em Santa Cruz.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.