A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Aluízio Alves, em Macaíba, Rio Grande do Norte, observou um aumento considerável no número de pacientes atendidos. Na última segunda-feira (7), foram registrados 325 atendimentos em um período de 24 horas, superando a média diária de 200 pacientes.
Este aumento significativo é atribuído principalmente à crescente incidência de viroses, arboviroses e síndromes gripais na região. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Potengi e do Campo das Mangueiras também reportaram um aumento na demanda, o que levou à extensão do horário de atendimento até as 19h.
Sâmara Bridget, secretária municipal de Saúde, orienta a população a procurar atendimento não apenas na UPA, mas também nas 27 unidades de saúde distribuídas nas áreas de cobertura. Cada unidade conta com equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e as Unidades Sentinelas, que atendem pacientes de todo o município das 15h30 às 19h.
A secretária Sâmara Bridget garantiu que, apesar do aumento da procura, todos os pacientes receberão atendimento. “Quero tranquilizar a população e dizer que ninguém sairá dos nossos serviços sem atendimento. A nossa maior demanda é de pessoas com classificações de risco baixa, e por isso o tempo de espera de atendimento é um pouco maior“, explicou.
Rede de atendimento de Macaíba
A rede de saúde de Macaíba conta com:
- A UPA Aluízio Alves.
- 27 Unidades Básicas de Saúde com equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).
- Unidades Sentinelas (funcionando das 15h30 às 19h).
- 11 Unidades Polo, responsáveis pela aplicação de medicações injetáveis e atendimento de pequenas urgências.
- Unidade Móvel Médico-Odontológica, que oferece suporte às comunidades mais distantes e de difícil acesso.
É importante ressaltar que, recentemente, Macaíba foi condenada a indenizar família por negligência em UPA.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.