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YouTube intensifica bloqueio a adblockers com anúncios extensos e não puláveis

Em declaração ao Android Authority, o Google confirmou que os anúncios em vídeo não puláveis têm duração máxima de 15 segundos em dispositivos móveis e 60 segundos em TVs.

O YouTube está adotando medidas drásticas para combater o uso de bloqueadores de anúncios, exibindo propagandas extensas e não puláveis para usuários que utilizam essas ferramentas. A estratégia visa promover a adesão ao serviço de assinatura Premium, que oferece uma experiência sem anúncios, e também garantir o suporte financeiro aos criadores de conteúdo da plataforma.

Apesar de sua popularidade como aplicativo de entretenimento, o YouTube opera com um modelo de negócios que oferece uma versão gratuita com suporte de anúncios. A assinatura do YouTube Premium elimina as propagandas e proporciona outros benefícios. No entanto, muitos usuários preferem evitar os anúncios sem pagar pela assinatura, o que tem motivado o YouTube a tomar medidas mais rigorosas para combater essa prática.

Em 2024, o YouTube já havia implementado restrições ao uso de proxies de localização para obter assinaturas Premium mais baratas, além de bloquear aplicativos modificados e adotar a injeção de anúncios no servidor para dificultar o bloqueio. No entanto, usuários com adblockers ainda conseguiam evitar a publicidade. Para coibir essa prática, a plataforma agora exibe anúncios com durações irrazoavelmente longas, que chegam a superar a duração do vídeo que o usuário pretendia assistir.

Relatos de usuários no Reddit revelaram a exibição de anúncios não puláveis que variaram de 58 minutos a até dez horas de duração. Um usuário chegou a mencionar um anúncio de 90 horas, embora não tenha apresentado provas. O momento de maior confirmação ocorreu quando um usuário, identificado como /u/Standard-Slip6572, compartilhou uma captura de tela mostrando um anúncio de duas horas e 52 minutos, enquanto o vídeo que ele tentava assistir tinha apenas 49 minutos.

Um detalhe na captura de tela do anúncio, a mensagem “Pulando anúncios”, sugere que o usuário pode estar utilizando um bloqueador de anúncios, embora ele não tenha admitido. Enquanto alguns comentários no Reddit apoiaram o YouTube, argumentando que o uso de adblockers poderia ser o motivo dos anúncios longos, outros acusaram a extensão de ocultar o botão “Pular anúncio” do YouTube.

Em declaração ao Android Authority, o Google confirmou que os anúncios em vídeo não puláveis têm duração máxima de 15 segundos em dispositivos móveis e 60 segundos em TVs. A empresa reiterou que a publicidade é essencial para manter a plataforma funcionando e para apoiar os criadores de conteúdo, classificando a nova abordagem como um “esforço global” para incentivar os usuários a desativarem os bloqueadores ou a optarem pela assinatura Premium.

Embora o YouTube negue exibir anúncios de horas de duração para usuários regulares, esses anúncios extremamente longos parecem ser uma nova forma de dissuadir os usuários que recorrem aos adblockers. A plataforma também se reserva o direito de interromper a reprodução para esses espectadores, marcando uma escalada na sua luta contra bloqueadores de anúncios.

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Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

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