Um novo golpe está afetando usuários do aplicativo WhatsApp no Brasil. Com a promessa de desbloquear o acesso a qualquer rede wi-fi, hackers estão roubando informações de usuários de smartphones, que ficam sujeitos a prejuízos financeiros e vazamento de dados pessoais. Mais de 1 milhão de pessoas já foram prejudicadas com o golpe apenas em novembro, afirma a empresa de segurança e performance mobile PSafe.
Bem elaborado e contando até com falsos elogios ao produto, o golpe consiste em receber via mensagem de um contato conhecido ou de algum grupo do WhatsApp um link com falso convite para acesso gratuito a qualquer wi-fi, o que significa ter acesso às senhas de todas as redes wi-fi protegidas.
A fraude consiste em duas etapas. Inicialmente, o usuário é incentivado a compartilhar o link com 10 amigos e 3 grupos diferentes, de modo a estar apto a ‘acessar livremente as redes sem fio’. Em seguida, é direcionado a uma página que induz ao preenchimento de informações pessoais, como número do celular para cadastro em serviços pagos de SMS; nome completo, entre outros.
Com as informações em mãos, hackers podem aplicar golpes financeiros ou até revende-las para outros criminosos por meio da Deep Web, por exemplo. Para não se tornar uma vítima de ciberataque, os especialistas em Segurança da PSafe dão dicas para manter seu celular protegido:
Instale e mantenha atualizado um Antivírus – Ter um antivírus instalado no celular é fundamental para se prevenir das ameaças existentes no mundo virtual. O usuário deve sempre seguir as instruções básicas para proteção dos dados, mas o antivírus instalado no celular irá funcionar como uma barreira de segurança para garantir a privacidade dos seus arquivos. Com um app de segurança o usuário poderá checar se a rede wi-fi que ele está acessando é segura ou não e ainda ser alertado se ele acessar sites maliciosos ou baixar aplicativos infectados. O app conta com features que permitem a verificação da conectividade do wi-fi, segurança da rede e velocidade de download, testando a confiabilidade e qualidade.
Evite clicar em links vindos por mensagens – Nos últimos meses, muitas tentativas de infecção ocorreram via links maliciosos enviados por amigos no WhatsApp. Portanto, evite clicar em links recebidos por serviços de mensagem ou e-mails sem se certificar da veracidade antes.
Utilize apenas redes protegidas com senha – Redes que não solicitam senhas são mais arriscadas – pois permitem acesso mais fácil aos hackers – e, por isso, é aconselhável utilizar apenas redes com senhas, que ofereçam algum tipo de criptografia.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.