As máquinas estão ficando cada vez mais autônomas e eficazes quando equipadas com inteligência artificial. Esta combinação poderá, em breve, substituir os humanos em vários ramos de trabalho, forçando o governo a pagar-lhes uma “renda básica universal”, de acordo com Elon Musk, empresário com participações nas empresas Paypal, SpaceX e Tesla Motors.
O bilionário explicou que as nossas opções podem ser limitadas no futuro, e isto poderia até mesmo deixar as pessoas com mais tempo para desfrutar suas vidas. Musk disse que os humanos poderão conseguir uma simbiose com a “super-inteligência digital”, a fim de lidar o avanço tecnológico – mas, advertiu que isso pode ser o maior desafio de todos.
Em entrevista à CNBC, o empresário disse que certos empregos, como motorista de caminhão, poderão ser extintos e substituídos por tecnologias automatizadas. O CEO da Tesla apontou como exemplo do avanço os caminhões semi-reboque. Um dia, esses caminhões não precisarão de motoristas, sendo operado de forma autônoma, enquanto um ser humano supervisiona uma frota inteira. Quando surgir um problema, o operador de frota poderia assumir o controle remotamente.
E com as máquinas assumindo a força de trabalho, a renda humana mudaria, exigindo pagamentos universais do governo. “Há uma boa chance de ter que recebermos uma renda básica universal, ou algo parecido, devido à automação,” Musk disse à CNBC.
Musk explicou ainda que algumas pessoas podem ter planos de fazer apenas coisas mais “complexas” e “mais interessantes” e isto irá abrir portas para mais tempo de lazer, disse ele. “E então nós temos que descobrir como podemos integrar-se em um mundo futuro com inteligência artificial avançada”, disse, notando que esta será provavelmente a parte “mais difícil”.
A notícia veio após Musk revelar que todos os carros da Tesla serão equipado com capacidade autônoma completa – incluindo o Modelo 3. Ele afirma que a tecnologia irá em breve permitir a “autonomia completa em todo o caminho de Los Angeles para Nova York”, dizendo que isso seria alcançado “sem a necessidade de um único toque”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.