O Senado aprovou nesta terça-feira (10) a nomeação de três novos diretores para o Banco Central (BC). A votação, realizada no final da tarde, foi rápida e contou com ampla maioria dos senadores. Com a aprovação, os novos dirigentes poderão participar da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dias 28 e 29 de janeiro.
Nilton José Schneider assumirá a Diretoria de Política Monetária, substituindo o futuro presidente do BC, Gabriel Galípolo. Sua indicação foi aprovada por 50 votos a 3. Schneider, que possui graduação em Engenharia de Produção pela USP e larga experiência no mercado financeiro, inclusive no Bradesco, afirmou que o cenário econômico mundial é desafiador e requer atenção do BC. Sobre intervenções cambiais, ele declarou: “Não tenho a menor dúvida de que a intervenção do Banco Central altera temporariamente o preço do câmbio. Mas a minha experiência mostra que ela é apenas efêmera”.
Izabela Moreira Correa foi aprovada por 48 votos a 3 para a Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta. Atual secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União (CGU), Correa substituirá Carolina de Assis Barros. Sua trajetória inclui passagem pelo BC desde 2006, pós-doutorado na Escola de Governo da Universidade de Oxford e doutorado em Governo pela London School of Economics and Political Science.
Gilneu Astolfi Vivan ocupará a Diretoria de Regulação, após ser aprovado com 53 votos a favor e 3 contra. Servidor de carreira do BC desde 1994, Vivan atualmente chefia o Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor). Sua experiência inclui atuação no Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro Nacional e representação do Brasil em grupos internacionais, como o Grupo Analítico de Vulnerabilidades do Conselho de Estabilidade Financeira do G20. Ele substituirá Otávio Damaso.
Os três novos diretores já haviam sido aprovados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado na manhã da terça-feira, após serem sabatinados e se comprometerem com o controle da inflação. A aprovação na CAE ocorreu após rigoroso processo de avaliação.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.