O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei nesta sexta-feira (3), devido a um quadro de insuficiência respiratória aguda. De acordo com o comunicado oficial do hospital, o prefeito está recebendo assistência ventilatória e passará por exames complementares para uma avaliação mais detalhada de sua condição clínica.
Fuad Noman, que assumiu a prefeitura da capital mineira em março de 2022, após a renúncia de Alexandre Kalil, havia sido reeleito em 2024, derrotando Bruno Engler no segundo turno com 53,73% dos votos válidos. Sua posse para o novo mandato ocorreu de maneira virtual na última quarta-feira (1º) por recomendação médica. Durante a transmissão, foi perceptível que o prefeito apresentava dificuldades ao discursar.
Histórico de Saúde
Desde meados de 2024, o prefeito tem enfrentado problemas de saúde. Em julho, ele revelou ter sido diagnosticado com um linfoma não Hodgkin (LNH), um tipo de câncer que se desenvolve no sistema linfático. Apesar do tratamento contra a doença, Noman manteve sua candidatura à reeleição. Em outubro, anunciou que o tratamento havia sido concluído e que o câncer estava em remissão total. No entanto, esta é a quarta internação do prefeito desde novembro. As internações anteriores foram motivadas por dores nas pernas, pneumonia e um quadro de diarreia e desidratação, respectivamente.
Atividades recentes
Pouco antes da divulgação do comunicado sobre a internação, as redes sociais do prefeito haviam publicado um anúncio sobre o rateio de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.