Política
Tendência

O que Bolsonaro falou em inglês durante manifestação na Avenida Paulista? Entenda a frase que repercutiu na internet

Em seu discurso, Bolsonaro insistiu na narrativa de que as penas aplicadas a seus apoiadores são desproporcionais e resultado de perseguição política.

O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a ser um dos assuntos mais comentados nas redes sociais após protagonizar um momento inusitado durante o ato deste domingo, 6 de abril, na Avenida Paulista, em São Paulo. Durante o discurso que reuniu milhares de apoiadores, Bolsonaro surpreendeu ao se arriscar em um trecho em inglês, o que rapidamente viralizou na internet.

O ex-presidente decidiu falar em inglês ao criticar a recente condenação, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de dois trabalhadores humildes: um vendedor de pipoca e um vendedor de sorvete. Segundo Bolsonaro, ambos foram injustamente sentenciados por suposta participação nos atos de 8 de janeiro de 2023, quando bolsonaristas invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília.

Eu não falo inglês. É uma grande falha da minha formação. Mas quero dar um recado aqui para o mundo. E depois eu faço a tradução para vocês”, declarou Jair Bolsonaro durante o protesto.

Na sequência, o ex-presidente disparou em inglês a frase que chamou a atenção [vídeo mais abaixo]:

“Popcorn and ice cream sellers sentenced for coup d’État in Brazil” (Em tradução livre: “Vendedores de pipoca e de sorvete condenados por golpe de Estado no Brasil”).

Após a frase, Bolsonaro reforçou sua crítica: “Ou seja, é uma vergonha condenar mais esses dois por um crime que não existiu”.

Quem são o pipoqueiro e o sorveteiro citados por Bolsonaro?

A fala de Jair Bolsonaro em inglês faz referência direta à decisão do STF que, na última sexta-feira, 4 de abril, condenou o vendedor de picolé Otoniel da Cruz e o pipoqueiro Carlos Eifler. Eles foram considerados culpados pelos crimes de incitação ao crime e associação criminosa, em razão de sua participação em atos golpistas.

As penas aplicadas podem chegar a até 3 anos e 6 meses de prisão, em regime aberto, caso não existam agravantes. Os únicos ministros a votarem pela absolvição dos réus foram Kassio Nunes Marques e André Mendonça, ambos indicados por Bolsonaro. Os demais ministros seguiram o voto do relator, Alexandre de Moraes.

Apesar da condenação, tanto Otoniel da Cruz quanto Carlos Eifler negam envolvimento direto nos atos de vandalismo de 8 de janeiro. Eles foram presos no dia seguinte, em 9 de janeiro, quando acampavam em frente ao Quartel-General do Exército, e liberados dias depois mediante o uso de tornozeleira eletrônica.

Bolsonaro volta a atacar o STF e pede anistia

Durante o ato na Avenida Paulista, convocado em defesa de uma anistia para os condenados pelos atos de 8 de janeiro, Bolsonaro voltou a criticar duramente o Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente acusou os ministros da Corte de atuarem em parceria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para prejudicá-lo nas eleições de 2022.

Em seu discurso, Bolsonaro insistiu na narrativa de que as penas aplicadas a seus apoiadores são desproporcionais e resultado de perseguição política.

Nós queremos a verdade, queremos justiça. Não é possível ver pais e mães de família, trabalhadores humildes, sendo tratados como se fossem terroristas”, declarou o ex-presidente, sob aplausos.

Repercussão nas redes sociais

Nas redes, o trecho em inglês dito por Bolsonaro rapidamente ganhou memes, piadas e debates. Internautas lembraram que essa não foi a primeira vez que Bolsonaro se aventurou em frases em inglês em momentos públicos. Para muitos, a fala reforça a tentativa do ex-presidente de internacionalizar sua narrativa sobre os acontecimentos de 8 de janeiro.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.