Política
Tendência

“O choro é livre”: título de cidadão natalense para Bolsonaro gera discussão entre vereadores na Câmara

Após o episódio, a vereadora Thabatta Pimenta usou as redes sociais para reforçar suas críticas à postura de Eliabe.

A proposta que pretende conceder o título de cidadão natalense para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gerou forte discussão entre parlamentares na Câmara Municipal de Natal nesta terça-feira (8). A divergência ocorreu durante sessão no plenário, envolvendo diretamente os vereadores Subtenente Eliabe (PL), autor da proposta, e Thabatta Pimenta (Psol), que se posicionou contra a homenagem.

O projeto segue em análise nas comissões temáticas da Casa e deve ser levado para votação no plenário ainda nesta semana. Caso seja aprovado, a entrega oficial do título ao ex-presidente está prevista para a próxima sexta-feira (11), quando Bolsonaro tem agenda marcada no Rio Grande do Norte.

Durante o debate, a vereadora Thabatta Pimenta fez duras críticas à proposta, destacando sua insatisfação com a possível homenagem a Bolsonaro, principalmente por ações adotadas por ele durante a pandemia da Covid-19. Ela citou a morte de sua mãe, profissional da saúde, como um dos motivos de sua indignação. [Veja vídeo mais abaixo].

Minha mãe era uma profissional da saúde, e estava lá lutando pela vida de outras pessoas que queriam ser vacinadas, e o presidente da República se negou a dar a vacina quando eles queriam. Ele pensou que poderia dar na hora em que ele quisesse, mas essas pessoas morreram. Esse homem foi responsável pela morte de tantas pessoas. A minha mãe é uma prova disso”, afirmou a parlamentar.

A declaração de Thabatta foi seguida de uma fala do vereador Eliabe que desencadeou o conflito mais direto. Após o discurso da vereadora, o autor da proposta respondeu de forma breve: O choro é livre. A frase, considerada provocativa, gerou revolta imediata de Thabatta, que rebateu a fala no plenário.

Eu chorei porque a minha mãe morreu, e foi por causa desse homem (Bolsonaro)”, respondeu a vereadora do Psol.

Após o episódio, a vereadora Thabatta Pimenta usou as redes sociais para reforçar suas críticas à postura de Eliabe. Em publicação, ela acusou o parlamentar de desrespeitar a memória das vítimas da pandemia da Covid-19, classificando sua fala como debochada.

Segundo ela, o vereador teria agido de maneira desrespeitosa diante da dor de milhares de famílias que perderam entes queridos durante a crise sanitária. “Desrespeitou a memória das milhares de vidas perdidas para a Covid-19”, escreveu Thabatta, mencionando que a expressão utilizada foi em tom de deboche com as vítimas da doença.

Eliabe, por sua vez, manteve a postura adotada no plenário e voltou a defender sua fala. Além disso, acusou Thabatta Pimenta de quebrar o decoro parlamentar, após a vereadora ter comparado o ambiente da Câmara Municipal a uma feira, em meio ao debate acalorado.

O projeto de concessão do título de cidadão natalense a Jair Bolsonaro deve seguir para votação nas próximas sessões da Câmara de Natal. A expectativa é que a proposta seja analisada e definida antes da chegada do ex-presidente ao estado.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.