O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma cirurgia na madrugada desta terça-feira (10) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O procedimento, uma craniotomia para drenagem de hematoma, ocorreu sem complicações, segundo informações divulgadas pelo hospital.
A necessidade da intervenção cirúrgica surgiu após Lula sentir dores de cabeça na noite de segunda-feira. Exames de imagem realizados na unidade do Sírio-Libanês em Brasília revelaram uma hemorragia intracraniana, consequência de um acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro. Em virtude da gravidade da situação, o presidente foi transferido para a unidade de São Paulo para a realização da cirurgia.
Após a cirurgia, Lula permanece internado, em observação, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Lula está sob cuidados da equipe médica comandada por Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio. A equipe médica continua monitorando de perto a sua recuperação.
Acidente doméstico
Em 19 de outubro, Lula caiu em um banheiro da residência oficial da Presidência e bateu a região da nuca. Ele precisou levar cinco pontos e realizou exames de imagem, que foram repetidos. Na ocasião, o presidente ficou na unidade hospitalar por cerca de uma hora.
Ele foi liberado para voltar para casa, mas orientado a cancelar viagens longas pelas semanas seguintes – incluindo o embarque para a Rússia, onde participaria da reunião de cúpula do Brics.
Segundo o presidente, o acidente “foi grave, mas não afetou nenhuma parte mais delicada”.
Em uma ligação com o então candidato petista à Prefeitura de Camaçari (BA), Luiz Caetano, Lula também chamou o acidente de “uma bobagem” que cometeu, acrescentando que precisa aguardar “três ou quatro dias”, por recomendação médica, para saber “qual foi o estrago que fez a batida”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.