Política

Indenizações do SPVAT: Câmara debate pagamentos atrasados após extinção do DPVAT

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados realizará audiência pública na próxima quinta-feira (12), às 9h, no plenário 6, para discutir os atrasos no pagamento de indenizações do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT). A iniciativa atende a um pedido do deputado Toninho Wandscheer (PP-PR), preocupado com a falta de recursos e a ausência de regulamentação que impedem o pagamento de indenizações a vítimas de acidentes urbanos.

O SPVAT, que substituiu o antigo DPVAT em 2020, teve sua cobrança retomada por meio de uma lei. Mais informações sobre a lei que retoma a cobrança No entanto, a sua implementação enfrenta obstáculos.

A interrupção dos pagamentos ocorreu em 15 de novembro de 2023, devido ao esgotamento dos recursos do Fundo do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre (FDPVAT). A Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão emergencial das indenizações desde 2021, interrompeu os pagamentos após o término desse fundo.

O deputado Wandscheer é o autor do Projeto de Lei Complementar 184/24, que visa regularizar o pagamento de indenizações referentes aos sinistros ocorridos entre 15 de novembro de 2023 e o início dos pagamentos do SPVAT, em 1º de janeiro de 2024. Ele argumenta que a falta de regulamentação e de recursos comprometem a segurança jurídica das vítimas, que sequer conseguem requerer as indenizações administrativamente.

A extinção do DPVAT, inicialmente prevista pela Medida Provisória (MP) 904/19 de novembro de 2019, foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por requerer lei complementar. Com a perda de validade da MP em 20 de abril de 2020, a gestão das indenizações ficou a cargo da Caixa, de forma transitória, até 31 de dezembro de 2023.

O deputado espera que a audiência, que conta com a participação de convidados listados em link específico, forneça subsídios para a análise do seu projeto na comissão. A cobrança do SPVAT está prevista para começar em 2025, mas a falta de regulamentação ainda impede o pagamento das indenizações atrasadas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.