Deputados discutem o potencial do hidrogênio verde para o desenvolvimento industrial do Brasil em audiência pública na Câmara dos Deputados. A iniciativa, proposta pelos deputados Heitor Schuch (PSB-RS) e Julio Lopes (PP-RJ), acontecerá nesta terça-feira (3), às 15h30, no plenário 5.
O evento tem como pano de fundo a Lei 14.948/24, sancionada este ano, que criou o Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono e Investimentos. Este programa visa impulsionar a produção nacional de hidrogênio, considerado um combustível crucial para um futuro de baixas emissões de carbono. A lista de convidados para o debate está disponível aqui.
Para o deputado Heitor Schuch, o hidrogênio não deve se restringir à exportação. Em suas palavras: “O hidrogênio não pode ser somente mais uma commodity voltada para a exportação. Deve ser também uma alternativa para desenvolver a indústria nacional de máquinas e equipamentos, a indústria de transformação, a indústria química, siderúrgica, de fertilizantes agrícolas“.
A audiência pública pretende explorar as diversas aplicações do hidrogênio verde na indústria brasileira, incluindo setores como:
- Indústria de máquinas e equipamentos
- Indústria de transformação
- Indústria química
- Indústria siderúrgica
- Indústria de fertilizantes agrícolas
Além disso, o evento deverá abordar os desafios e oportunidades relacionados à produção, armazenamento, transporte e utilização do hidrogênio verde, considerando aspectos econômicos, tecnológicos e ambientais. A expectativa é que o debate contribua para a formulação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável e a inovação nesse setor estratégico para a economia brasileira. Um exemplo de projeto piloto nessa área é o programa de uso de hidrogênio verde na Universidade Federal do Rio de Janeiro, que demonstra o potencial de avanços tecnológicos no país.
A audiência pública também deve detalhar os objetivos e as estratégias do Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono e Investimentos, buscando esclarecer como a iniciativa pretende alcançar seus objetivos de estimular a produção interna e a diversificação de aplicações desse recurso energético.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.