Política

Conta de luz terá detalhamento de perdas por ‘gatos’ de energia, aprova comissão

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (06/12/2024), um projeto de lei que determinará a inclusão nas faturas de energia elétrica do valor correspondente às perdas não técnicas. Essas perdas, comumente chamadas de ‘gatos’, referem-se aos prejuízos causados por ligações clandestinas e adulteração de medidores.

Atualmente, as contas de luz informam apenas os encargos setoriais, impostos e o consumo mensal. Com a aprovação do PL 1569/19, a situação mudará, detalhando os custos com as perdas não técnicas, que, pela legislação atual, são divididos entre os consumidores e as concessionárias, impactando a tarifa final.

A versão aprovada é a da Comissão de Defesa do Consumidor, incorporando a obrigatoriedade na Lei 9.427/96, que instituiu a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e definiu o regime de concessões do setor. A nova legislação também exige a inclusão de um número de telefone gratuito nas faturas para denúncias e reclamações sobre erros em leituras, medição e faturamento, uma ampliação em relação ao projeto original, que previa apenas o canal para denúncias.

O relator, deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), destacou a gravidade das perdas de energia na distribuição no Brasil. Dados da ANEEL de 2023 apontam perdas totais na distribuição de 14,1% sobre a energia injetada, sendo 7,4% (42 TWh) atribuídas a perdas técnicas e 6,7% (38,2 TWh) a perdas não técnicas. O deputado declarou: “Quem frauda ou furta energia prejudica os outros consumidores. Além disso, essas perdas reduzem as receitas das distribuidoras, o que limita a capacidade dessas empresas realizarem investimentos na melhoria das redes de distribuição”.

Próximos passos: O projeto seguirá para análise conclusiva na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após a aprovação na Câmara, precisa ainda ser aprovado pelo Senado para se tornar lei.

Para consultar a íntegra da proposta, acesse o PL-1569/2019.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.