CCJ aprova verba para desporto de surdos: 0,01% da arrecadação de loterias

CCJ aprova verba para desporto de surdos: 0,01% da arrecadação de loterias
Imagem por Mário Agra/Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (06/12/2024), uma proposta que destina recursos provenientes de loterias à Confederação Brasileira de Desporto de Surdos (CBDS).

A deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), relatora do projeto, foi a responsável pela aprovação do substitutivo à proposta original, o Projeto de Lei 150/21, de autoria do ex-deputado Marcelo Aro. O texto aprovado, analisado em caráter conclusivo, segue agora para o Senado, a menos que haja pedido de votação em plenário na Câmara.

Mudanças na legislação: A aprovação altera a Lei Pelé e a Lei 13.756/18, que trata da destinação de recursos das loterias.

Recursos destinados à CBDS: O texto aprovado destina 0,01% da arrecadação das loterias de prognósticos numéricos para a CBDS. Como consequência, os recursos destinados ao Ministério do Esporte serão reduzidos proporcionalmente, passando a receber 2,48% do total arrecadado.

Utilização dos recursos: De acordo com o texto aprovado, os recursos destinados à CBDS devem ser aplicados exclusivamente em programas e projetos que promovam o desenvolvimento do desporto de surdos. Isso inclui:

  • Fomento e desenvolvimento do desporto;
  • Formação de recursos humanos;
  • Preparação técnica de atletas;
  • Manutenção e locomoção de atletas;
  • Participação em eventos desportivos;
  • Custeio de despesas administrativas.

A aplicação dos recursos será supervisionada pelo Tribunal de Contas da União.

Para mais informações sobre a tramitação de projetos de lei, acesse este link.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.