Política

CCJ aprova: estados poderão legislar sobre matéria penal

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que transfere para os estados e o Distrito Federal a competência de legislar sobre aspectos específicos da matéria penal e processual penal. A decisão, ocorrida na quarta-feira (4), ainda necessita da aprovação do plenário da Câmara para se tornar lei.

A proposta autoriza os entes federativos a criarem leis mais rigorosas do que a legislação federal em diversos pontos, desde que respeitando os limites estabelecidos no Código Penal. Entre os temas que os estados poderão legislar estão:

  • Fixação de penas: Os estados poderão definir a pena para os crimes já previstos em lei federal, porém, respeitando o limite máximo de tempo de prisão definido no Código Penal.
  • Regimes de cumprimento de pena: Incluindo a definição das espécies de regimes, as regras para determinar o regime inicial e as regras para progressão de regime.
  • Critérios para benefícios: Os estados poderão legislar sobre os requisitos para a concessão de livramento condicional, suspensão condicional da pena, suspensão condicional do processo e transação penal.
  • Penas restritivas de direitos: Estabelecer as espécies e formas de cumprimento das penas restritivas de direitos.
  • Substituição de penas: Definir os critérios para a substituição da pena privativa de liberdade por pena restritiva de direitos.
  • Efeitos da condenação: Prever os efeitos genéricos e específicos da condenação.

É importante destacar que a permissão para legislar em nível estadual se restringe a criar normas mais rigorosas que as federais, não podendo criar leis que diminuam as penas ou flexibilizem os critérios previstos na legislação nacional. A aprovação final do projeto no plenário da Câmara ainda está pendente.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.