Política

Câmara aprova expansão do Sistema Nacional de Turismo

O Projeto de Lei 5392/23, que amplia a composição do Sistema Nacional de Turismo (SNTur), foi aprovado pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. A proposta, relatada pelo deputado Saullo Vianna (União-AM), visa fortalecer a estrutura do setor turístico brasileiro, integrando mais atores relevantes.

Segundo o relator, a aprovação do PL 5392/23 “organiza o arcabouço jurídico para a formulação e a execução de políticas públicas voltadas ao segmento turístico”. Atualmente, a Lei Geral do Turismo, Lei nº 11.771/2008, define a composição do SNTur como sendo o Ministério do Turismo; a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo); o Conselho Nacional de Turismo; e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo. A lei também inclui fóruns e conselhos estaduais de turismo, órgãos estaduais de turismo e instâncias de governança macrorregionais, regionais e municipais.

Novas entidades integradas ao SNTur

A principal mudança introduzida pelo PL 5392/23 é a inclusão de novas entidades representativas no SNTur. A partir de agora, poderão integrar o sistema:

  • Associações e sindicatos empresariais do setor turístico;
  • Sindicatos de trabalhadores do setor turístico;
  • Associações e sindicatos rurais;
  • Associações e sindicatos de artesãos.

De acordo com o deputado Samuel Viana (Republicanos-MG), autor da proposta, “a inclusão de entidades no Sistema Nacional de Turismo reforçará a coordenação e a integração das iniciativas oficiais com o setor produtivo”.

Expansão da lista de prestadores de serviços turísticos

Além da ampliação da composição do SNTur, o projeto também amplia a lista de prestadores de serviços turísticos. Atualmente, a Lei Geral do Turismo considera como prestadores de serviços turísticos: meios de hospedagem; agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; e acampamentos turísticos. O PL 5392/23 adiciona à lista: propriedades rurais e Reservas Particulares do Patrimônio Natural onde se desenvolvam atividades turísticas.

Próximas etapas

Após a aprovação na Comissão de Turismo, o projeto segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), em caráter conclusivo. Após a aprovação na CCJC, o PL 5392/23 será votado em plenário na Câmara dos Deputados e, caso aprovado, seguirá para o Senado Federal. A aprovação em ambas as casas legislativas é necessária para que o projeto se torne lei.

Para acessar a íntegra da proposta, acesse: PL-5392/2023

Para acessar a Lei Geral do Turismo, acesse: Lei Geral do Turismo

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.