Política

Câmara aprova ampliação do conceito de deficiência

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que amplia o conceito legal de deficiência no Brasil. A mudança inclui deficiências não aparentes, o transtorno do espectro autista (TEA) e doenças raras na definição já existente no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Atualmente, a lei define pessoa com deficiência como aquela com impedimento de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que pode limitar sua participação plena e efetiva na sociedade. A aprovação do projeto, no entanto, busca modernizar essa definição, abrangendo condições que, muitas vezes, não são visíveis.

O projeto aprovado, um substitutivo do deputado Geraldo Resende (PSDB-MS), ao Projeto de Lei 4969/23, do deputado Eriberto Medeiros (PSB-PE), visa clareza nas definições, alinhadas com o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Resende justificou a mudança afirmando: “A inclusão das deficiências não aparentes no conceito de deficiência é uma necessidade. Tais condições, muitas vezes, não são reconhecidas pela sociedade, impedindo que as pessoas que delas sofrem possam usufruir dos direitos e das garantias previstos na lei”.

Ele completou: “O mesmo se aplica ao transtorno do espectro autista, cujas manifestações nem sempre são visíveis, mas que requerem o devido suporte e reconhecimento”.

Em relação ao TEA, o substitutivo faz referência à Lei 12.764/12, que já o classifica como deficiência e institui políticas de proteção para pessoas com este transtorno. Quanto às doenças raras, o relator destacou sua gravidade e debilidade, citando a esclerose lateral amiotrófica (ELA) como exemplo de condição severa e progressiva que afeta o sistema nervoso, causando paralisia motora irreversível.

Próximos Passos:

Para se tornar lei, o projeto precisa passar pela análise de outras comissões da Câmara: as comissões de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após aprovação na Câmara, seguirá para o Senado Federal.

O projeto de lei aprovado pode ser acessado aqui: PL-4969/2023

O Estatuto da Pessoa com Deficiência pode ser consultado aqui: Lei 13.146/2015

A Lei 12.764/12, que institui a política de proteção da pessoa com transtorno do espectro autista, está disponível em: Lei 12.764/2012

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.