Política

Bolsa Família: motoristas e entregadores de aplicativo podem integrar o programa

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que prevê a inclusão de motoristas e entregadores de aplicativos no Programa Bolsa Família (Lei 14.601/23).

De acordo com a proposta, que ainda precisa passar por outras comissões, a regulamentação sobre como esses profissionais serão enquadrados no programa será definida posteriormente. O Bolsa Família, vale lembrar, destina-se a famílias em situação de pobreza, com renda mensal individual de até R$ 218,00.

O projeto aprovado é um substitutivo proposto pelo deputado Allan Garcês (MA), relator do Projeto de Lei 2479/22, de autoria do deputado Célio Studart (PSD-CE). O projeto original previa a inclusão desses trabalhadores no antigo Auxílio Brasil (Lei 14.284/21), programa que foi substituído pelo Bolsa Família.

Justificativa da inclusão

O deputado Garcês argumentou que esses profissionais, essenciais durante a pandemia da Covid-19, continuam vulneráveis. Ele destacou que “Os motoristas e entregadores são considerados profissionais autônomos e, em geral, não possuem as proteções laborais, além de baixos salários.”

Próximos passos

Após a aprovação na Comissão de Previdência, o projeto segue para análise da Comissão de Finanças e Tributação, e da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após aprovação nessas comissões, a proposta seguirá para votação no plenário da Câmara dos Deputados e, posteriormente, no Senado Federal, para finalmente ser sancionada e transformada em lei.

Para acessar a íntegra da proposta, acesse: PL-2479/2022

Para saber mais sobre a tramitação de projetos de lei, acesse: Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.