Parceiros
Tendência

Correios confirma banca organizadora e anuncia 3.469 vagas em novo concurso

A expectativa é que as contratações sejam iniciadas neste ano. Do total de vagas de cada edital, 20% são reservadas a candidatos negros e 10% a pessoas com deficiência.

Os Correios oficializaram nesta quarta-feira (11) o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) como a banca organizadora do próximo concurso público da estatal. Serão 3.469 vagas abertas, distribuídas entre dois editais distintos: um voltado para o nível médio, com o cargo de agente de Correios, e outro para nível superior, para o cargo de analista de Correios.

Das vagas, 3.099 serão destinadas ao nível médio e 369 para o nível superior. Quem for aprovado para o cargo de agente de Correios contará com um salário inicial de R$ 2.429,26, enquanto os analistas de Correios receberão R$ 6.872,48 no início de suas atividades.

Embora os detalhes mais específicos, como as cidades onde as provas serão aplicadas, ainda não tenham sido divulgados, o edital completo está previsto para ser lançado ainda neste mês de setembro.

Do total de vagas, a estatal destaca que 20% serão reservadas para candidatos negros e 10% para pessoas com deficiência, seguindo a política de inclusão social adotada por diversas empresas públicas. A previsão é de que as contratações sejam realizadas ainda neste ano, reforçando o quadro de funcionários da empresa, que já possui 87 mil empregados diretos e uma ampla rede de atendimento em todo o território nacional.

Provas para agente e analista de Correios

Os candidatos ao cargo de agente de Correios passarão por uma prova objetiva, composta por questões de conhecimentos gerais e específicos, em caráter tanto eliminatório quanto classificatório. Já aqueles que concorrerem ao cargo de analista de Correios enfrentarão uma prova mais extensa, que também incluirá conhecimentos gerais e específicos, além de uma redação dissertativa, com o mesmo critério de eliminação e classificação.

Acordo Coletivo e fortalecimento da estatal

Correios confirma banca organizadora e anuncia 3.469 vagas em novo concurso
© Joédson Alves/Agência Brasil

Esse novo concurso é parte de um acordo celebrado entre os Correios e as federações dos trabalhadores durante as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho. A medida reforça a posição dos Correios como uma estatal estratégica, que foi retirada da lista de privatizações pelo atual governo federal. Em seu primeiro dia no cargo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva suspendeu a privatização da empresa, o que gerou grande expectativa de crescimento e consolidação dos Correios.

Com mais de 360 anos de história, os Correios se consolidam como a maior empresa de logística da América Latina, operando em 100% dos municípios do Brasil. Sua infraestrutura é composta por mais de 10 mil agências, 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e um contingente de profissionais que faz a estatal ser uma peça-chave no desenvolvimento econômico do país.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.