Variedades

Nubank oferece crédito consignado para servidor público federal

NuConsignado está em fase de testes e será restrito a este público durante o primeiro semestre do ano. Contratação pode ser feita via aplicativo

O Nubank, um dos principais bancos digitais do Brasil, anunciou recentemente a expansão de seu portfólio de soluções financeiras com a oferta de empréstimo consignado para servidores públicos federais. Essa iniciativa representa a primeira fase de testes do NuConsignado e reforça a estratégia da empresa de democratizar o acesso ao crédito e oferecer opções mais acessíveis para seus clientes.

A oferta do empréstimo consignado pelo Nubank é feita de forma totalmente digital, por meio do aplicativo da empresa. Os servidores públicos federais podem simular o valor do empréstimo com total transparência em relação às taxas e ao custo efetivo total (CET), além de contratar o serviço sem a necessidade de intermediários.

No empréstimo consignado, o valor das parcelas é deduzido diretamente da folha de pagamento do servidor, o que reduz significativamente o risco de inadimplência. As taxas praticadas pelo Nubank devem variar de acordo com o perfil de cada cliente e serão definidas a partir dos resultados do período de teste.

Vale lembrar que nem todos os servidores públicos federais são elegíveis para o empréstimo consignado. Entre as categorias permitidas estão: servidores regidos pelo Regime Jurídico Único (RJU) em atividade na Fiocruz, aposentados, pensionistas, servidores cedidos, redistribuídos, militares reformados ou em reserva, entre outros.

Para contratar o consignado para servidores públicos federais pelo Nubank, é necessário ter no mínimo 18 anos e no máximo 80 anos, além de ter margem consignável livre. A margem consignável é a parcela do salário do servidor que pode ser comprometida com descontos em folha de pagamento, que atualmente é de até 35%.

Quais são os documentos necessários para a contratar o empréstimo consignado para servidores públicos federais?

Geralmente, para contratar esse tipo de empréstimo consignado, o servidor público deve apresentar os documentos solicitados pelos bancos, que costumam ser:

  • Documentos pessoais (RG e CPF);
  • Comprovante de residência (conta de serviço recorrente em nome do titular);
  • Contracheque atualizado;
  • Autorização de consignatária (emitida via SouGov).

Como calcular a margem consignável?

A margem consignável é a porcentagem do salário ou benefício que pode ser comprometido com o pagamento de um contrato de empréstimo consignado. A opção de consignado para servidores públicos federais pode ser calculada a partir do holerite. Como a seguir:

  • Salário Líquido (R$) = Salário Bruto + Verbas Fixas – Verbas Variáveis (se houver)

O servidor federal pode ter listadas diversas verbas variáveis em seu contracheque como complemento de salário mínimo, complementação de pensão ou de proventos e pró-labore de êxito. 

No entanto, esses valores são desconsiderados no cálculo da margem. Ou seja, a margem consignável disponível pode ser calculada a partir do salário líquido:

  • Margem Consignável disponível (R$) = Salário Líquido x 35% – Valor do somatório das parcelas atuais do empréstimo consignado (se houver)

Conforme as parcelas dos contratos atuais são quitadas, o valor da margem livre aumenta.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.