Conselho de Cultura do RN pede arquivamento de projeto que visa renomear Ponte Newton Navarro

Conselho de Cultura do RN pede arquivamento de projeto que visa renomear Ponte Newton Navarro
Ponte Newton Navarro - Foto: Thiago Pedrosa / Flickr

O Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte manifestou-se contra o Projeto de Lei que busca alterar o nome da Ponte Newton Navarro para Ponte Wilma de Faria. Em nota divulgada nesta segunda-feira (17), o conselho solicitou formalmente à Assembleia Legislativa do Estado (ALRN) o arquivamento da proposta.

A entidade argumenta que a mudança representaria um “desmerecimento” à memória da ex-governadora Wilma de Faria e, simultaneamente, ignoraria a relevância de Newton Navarro para a cultura potiguar. A solicitação do Conselho de Cultura visa preservar o reconhecimento já estabelecido ao artista, cujo nome foi originalmente escolhido para batizar a ponte.

O projeto de lei em questão é de autoria do deputado Coronel Azevedo (PL). Em discurso no plenário da ALRN, o parlamentar justificou a proposta como uma forma de reconhecer o papel de Wilma de Faria na concretização da obra. Azevedo ressaltou que a ex-governadora foi a primeira mulher a governar o Rio Grande do Norte e que a ponte simboliza sua determinação e espírito público.

Em contrapartida, o Conselho de Cultura enfatiza que a própria Wilma de Faria homenageou Newton Navarro ao escolher seu nome para a ponte. A entidade reconhece a importância de honrar a memória da ex-governadora, mas defende que a alteração do nome da ponte não é a maneira mais adequada para fazê-lo.

A professora Wilma de Faria legou uma história de vida pública que merece ser reverenciada permanentemente, inclusive dando nome a alguma grande obra, na dimensão dos seus feitos em prol do Rio Grande do Norte. Mas essa deferência não pode ser prestada em desdouro ao nome de Navarro, repita-se, por ela própria escolhido para batizar a ponte, reconhecendo que o artista pintou e celebrou Natal, o Rio Potengi e a Redinha, prenunciando com a sua escrita e os seus pincéis o que depois se transformou em notável e útil estrutura que orgulha a arquitetura brasileira“, afirma a nota do Conselho.

O Conselho de Cultura publicou em seu perfil oficial no Instagram:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Conselho Estadual de Cultura do RN (@ceculturarn)

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.