Mundo

TikTok é retirado das lojas de aplicativos nos EUA; futuro incerto após o banimento

Muitos usuários buscaram soluções através de VPNs, mas conforme o USA Today, essa estratégia não tem sido eficaz para restabelecer o acesso ao aplicativo. Assim, o TikTok está totalmente indisponível nos EUA.

O aplicativo TikTok foi removido oficialmente das lojas de aplicativos nos Estados Unidos, poucas horas antes do prazo final de 19 de janeiro, conforme previsto após a decisão da Suprema Corte dos EUA de manter a proibição imposta pela lei Protecting Americans from Foreign Adversary Controlled Applications Act. Usuários foram notificados sobre a desativação através de avisos no próprio aplicativo.

Apesar do banimento, há uma possibilidade de o presidente eleito Donald Trump restabelecer o TikTok temporariamente após sua posse em 20 de janeiro de 2025. Um aviso dentro do aplicativo informou aos usuários que Trump “indicou que trabalhará conosco em uma solução para restabelecer o TikTok assim que assumir o cargo“, conforme relatado pela NPR.

Trump mencionou à NBC que uma extensão de 90 dias para o banimento é provável, afirmando: “A extensão de 90 dias é algo que provavelmente será feito, porque é apropriado.” Esta extensão exigiria que a ByteDance comprovasse ao Congresso que o processo de alienação das operações americanas do TikTok está em andamento, entre outros requisitos.

A Apple já publicou uma página de suporte explicando a proibição do TikTok nos EUA e listando todos os aplicativos da ByteDance que seriam afetados. A busca pelo aplicativo na Google Play Store exibe um aviso de que o TikTok não está disponível. Além disso, como foi divulgado anteriormente, a instalação do APK do TikTok por meio de sideloading não é uma alternativa viável.

Muitos usuários buscaram soluções através de VPNs, mas conforme o USA Today, essa estratégia não tem sido eficaz para restabelecer o acesso ao aplicativo. Assim, o TikTok está totalmente indisponível nos EUA.

Alguns usuários migraram para o aplicativo chinês RedNote, que possui características similares ao TikTok, mas o RedNote também apresenta preocupações sobre privacidade de dados, não sendo uma alternativa ideal a longo prazo. Para retornar de forma sustentável ao mercado americano, a ByteDance precisará encontrar um comprador para as operações do TikTok nos EUA, mesmo que a extensão de 90 dias sugerida por Trump seja concedida.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.