Mundo
Tendência

Papa Francisco permanece em estado crítico, mas sem novas crises respiratórias, informa Vaticano

O Vaticano divulgou nesta terça-feira (25) que o Papa Francisco continua internado em estado crítico, porém, sem apresentar novas crises respiratórias. O pontífice, que enfrenta uma dupla pneumonia, está hospitalizado em Roma desde o dia 14 de fevereiro.

De acordo com a Santa Sé, Francisco retomou parcialmente suas atividades. Na segunda-feira (24), ele já havia realizado reuniões e mantido contato telefônico com o pároco de Gaza, uma rotina que tem seguido desde o início do conflito entre Israel e o Hamas.

Assim como nos dias anteriores de sua internação, o prognóstico de saúde do Papa permanece reservado.

Não houve episódios respiratórios agudos, e os parâmetros hemodinâmicos [de sangue] continuam estáveis“, informou o Vaticano em comunicado. “À noite [tarde, no horário de Brasília], ele fez uma tomografia de controle programada para o monitoramento radiológico da pneumonia bilateral.

Ainda na terça-feira, o Vaticano havia informado que Francisco teve uma boa noite de sono. Além disso, foi divulgado que o Papa se reuniu com membros da Igreja Católica no hospital para discutir candidatos à santidade.

A reunião ocorreu na segunda-feira (25), com a presença do secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Pietro Paroline, e seu vice-secretário, Edgar Peña Parra. Durante o encontro, Francisco aprovou decretos para cinco beatificações e duas canonizações. Os decretos aprovados pelo pontífice foram publicados no boletim oficial da Santa Sé nesta terça-feira.

Francisco foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, em 14 de fevereiro, inicialmente com um quadro de bronquite, que evoluiu para pneumonia nos dois pulmões.

O tom dos boletins médicos se intensificou no sábado (22), quando foi informado que Francisco, que tem histórico de problemas pulmonares, sofreu uma crise asmática prolongada, necessitando de terapia de oxigênio de alto fluxo e de transfusão de sangue.

Na segunda-feira, o Vaticano comunicou que a condição do pontífice apresentou uma “ligeira melhora”, acrescentando que a “insuficiência renal leve”, relatada no fim de semana, não é motivo de preocupação.

A pneumonia dupla é uma infecção grave que pode inflamar e prejudicar ambos os pulmões, dificultando a respiração. O Vaticano descreveu a infecção de Francisco como “complexa”, explicando que foi causada por dois ou mais micro-organismos.

Francisco, que é Papa desde 2013, tem enfrentado problemas de saúde nos últimos dois anos. Ele é particularmente propenso a infecções pulmonares, pois desenvolveu pleurisia quando jovem e teve parte de um pulmão removido.

Uma fonte do Vaticano, em declaração à CNN, reiterou que o estado de saúde do Papa é “o mesmo de ontem”, indicando que, embora crítico, ele não está acamado e consegue se manter de pé. A fonte também ressaltou que o Papa descansou bem durante a noite.

 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.