Irã lança ataque massivo de mísseis contra Israel, aumentando tensão no Oriente Médio

Irã lança ataque massivo de mísseis contra Israel, aumentando tensão no Oriente Médio
Foto: Redes Sociais

Israel foi alvo de um grande ataque de mísseis vindos do Irã, nas últimas horas, em uma ação que representa uma escalada significativa no conflito entre os dois países. O ataque, que ocorreu na noite desta terça-feira (01/10), atingiu várias regiões de Israel, incluindo Tel Aviv, Sharon e áreas próximas ao Mar Morto. Ao todo, mais de 150 mísseis balísticos foram disparados, conforme relatado pela imprensa local e confirmado pelas Forças de Defesa de Israel (IDF).

Ataque coordenado e resposta dos EUA

Em resposta imediata ao ataque, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ordenou que as forças americanas apoiassem a defesa israelense. O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Sean Savett, informou que Biden e a vice-presidente Kamala Harris monitoravam a situação em tempo real a partir da Sala de Situação da Casa Branca, recebendo atualizações contínuas sobre o conflito. A ordem incluiu o uso de sistemas de defesa americanos para interceptar os mísseis iranianos.

Esse não foi o primeiro apoio militar direto dos EUA a Israel neste contexto. Em abril deste ano, os EUA também ajudaram a interceptar mísseis iranianos lançados em um ataque anterior.

Origem do ataque e motivações iranianas

O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) afirmou que o ataque foi uma retaliação às mortes de líderes de grupos aliados de Teerã, incluindo o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, e do Hamas, Ismail Haniyeh, em operações israelenses recentes. Além disso, Abbas Nilfourashan, comandante iraniano no Líbano, também foi morto durante um bombardeio israelense na semana passada.

Analistas internacionais, como a especialista em segurança do Oriente Médio Dr. Burcu Ozcelik, apontam que o Irã estava sob “pressão esmagadora” para reagir, especialmente frente às alas mais radicais dentro do país e seus aliados regionais. Segundo Ozcelik, Teerã arriscaria perder influência caso não respondesse de forma contundente às perdas de seus líderes militares e políticos.

ira ataca israel

Consequências e reações internacionais

O ataque provocou forte condenação internacional. A Alemanha, através de sua ministra das Relações Exteriores, Annalena Baerbock, condenou os ataques com mísseis e pediu o fim imediato das hostilidades. “Isso está levando a região para o abismo“, afirmou Baerbock em suas redes sociais.

Em Israel, o porta-voz militar Daniel Hagari anunciou que o país responderia ao ataque iraniano. “Temos capacidade e estamos prontos para reagir, quando e onde escolhermos“, afirmou. Israel deve realizar fortes ataques aéreos em retaliação nas próximas horas.

Enquanto isso, o espaço aéreo de Israel foi temporariamente fechado e os voos desviados. A população foi instruída a buscar abrigo ao som de sirenes e permanecer em locais protegidos até novo aviso. Até o momento, foram relatados ferimentos leves em duas pessoas em Tel Aviv, causados por fragmentos de mísseis interceptados.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.