Mundo

EUA e 11 países fecham maior acordo comercial da história

(ANSA) – Após quase oito anos de negociações, os Estados Unidos e mais 11 países da região do Pacífico fecharam nesta segunda-feira (5) o maior acordo comercial regional da história, reunindo 40% do Produto Interno Bruno (PIB) global. As negociações se intensificaram nos últimos nove dias e o texto foi assinado em Atlanta.

O Trans-Pacific Partnership (TPP) , que ainda precisa ser aprovado pelo Legislativo de todos os signatários, reduzirá as barreiras alfandegárias, remodelará as indústrias e regulamentará preços e padrões ambientais. Juntas, as 12 nações que assinaram o TPP (Canadá, Japão, EUA, Austrália, Brunei, Chile, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã), representam 40% da produção econômica mundial.

O acordo foi celebrado pelo presidente dos EUA, Barack Obama. “O TPP prevê vínculos mais fortes no mercado de trabalho e na regulamentação ambiental, empenhos que serão respeitados por todos”, disse o mandatário, ressaltando que seu país será beneficiado com a eliminação de 18 mil impostos que atualmente incidem sobre os produtos norte-americanos. “Não podemos deixar que países como a China escrevam as regras da economia global. O acordo abrirá novos mercados aos nossos produtos”, disse.

Por sua vez, o vice-ministro de Desenvolvimento Econômico da Itália, Carlo Calenda, afirmou que a conclusão do TPP “é um passo fundamental em direção à construção de uma ampla área de livre comércio de importância global”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.