Mundo

EUA confirmam relação entre zika e microcefalia

(ANSA) – O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos confirmou que o vírus zika causa microcefalia e outros graves problemas cerebrais em fetos, como já havia sido indicado pelo Ministério da Saúde do Brasil em dezembro passado.

“Agora está claro que o vírus provoca a microcefalia. Confirmamos o que crescentes provas já tinham sugerido”, declarou o diretor do CDC, Tom Frieden, acrescentando que a notícia representa um “ponto de virada” na luta contra o zika.

Frieden também convidou todas as mulheres grávidas e seus parceiros a tomarem as medidas necessárias para evitar a contaminação pelo vírus. Até aqui, a Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, trata a ligação entre zika e microcefalia apenas como uma possibilidade, ainda que bastante forte.

O possível elo entre o vírus e a má formação cerebral em fetos levou a entidade a declarar estado de emergência internacional contra a disseminação do zika no último mês de fevereiro. Ele é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, embora existam suspeitas sobre o contágio por meio de relações sexuais.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.