Mundo

Em ‘fogo amigo’, ataque dos EUA mata 10 soldados iraquianos

(ANSA) – Uma ação coordenada entre Estados Unidos e Iraque contra membros do grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) neste sábado (19) acabou provocando a morte de, ao menos, 10 soldados iraquianos na região de Faluja.

Em um comunicado das Forças Armadas dos EUA, os norte-americanos confirmaram as mortes por “fogo amigo” e ressaltaram que os ataques aéreos faziam parte de uma ação de resposta com dados do governo do Iraque. O Exército também comunicou que já abriu uma investigação sobre a ação e que convidou os chefes militares iraquianos a participarem das análises.

“A coalizão está investigando o incidente e dará mais detalhes assim que possível”, escreveram os líderes da missão. Para o chefe do Pentágono, Ash Carter, o incidente “foi provocado por erros de ambos”. Ele ainda informou que já contatou o primeiro-ministro de Bagdá, Haider al-Abadi, para oferecer condolências.

“Ficamos decepcionados e haverá uma investigação, mas essas coisas acontecem quando se combate lado a lado”, disse Carter durante uma entrevista na base militar de Kearsarge, no Golfo Pérsico.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.