O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma forte advertência contra os houthis do Iêmen, apoiados pelo Irã, em uma publicação na sua rede social Truth Social nesta segunda-feira (31).
Trump declarou que os ataques militares dos EUA contra os houthis continuarão até que eles deixem de representar uma ameaça à liberdade de navegação no Mar Vermelho.
“O verdadeiro sofrimento ainda está por vir”
Em sua mensagem, Trump afirmou que os líderes e combatentes houthis foram “dizimados” pelos ataques contínuos das forças americanas nas últimas semanas.
“Os terroristas houthis apoiados pelo Irã foram dizimados pelos ataques incessantes das últimas semanas. Muitos de seus combatentes e líderes já não estão mais entre nós”, escreveu o ex-presidente.
Ele enfatizou que os EUA seguirão atacando “dia e noite” para destruir as capacidades militares do grupo rebelde.
“Os ataques continuarão até que eles deixem de ser uma ameaça à liberdade de navegação. A escolha dos houthis é clara: parem de atirar contra os navios dos EUA e nós pararemos de atirar em vocês. Caso contrário, nós apenas começamos, e o verdadeiro sofrimento ainda está por vir, tanto para os houthis quanto para seus patrocinadores no Irã”, alertou Trump.
Conflito no Mar Vermelho
Os houthis têm realizado ataques contra navios de guerra dos EUA e de outras nações no Mar Vermelho nas últimas três semanas. O grupo rebelde, que controla parte do Iêmen, justifica suas ações como retaliação ao apoio americano a Israel na guerra contra o Hamas, em Gaza.
Diante da escalada dos ataques, Trump anunciou uma “operação militar decisiva e poderosa” contra os houthis. Washington também classificou o grupo rebelde como uma “organização terrorista”, reforçando sua posição contra os insurgentes.
A situação no Mar Vermelho tem gerado preocupações internacionais sobre o impacto nas rotas comerciais globais, já que o estreito de Bab el-Mandeb, onde ocorrem os ataques, é uma passagem estratégica para o comércio marítimo entre a Ásia e a Europa.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.