Mundo

Cidadãos portugueses, incluindo brasileiros, são incluídos no visto E2 para os EUA

Portugueses poderão obter visto E2, que permite morar e trabalhar nos EUA; acordo é extensivo aos brasileiros com dupla cidadania

Cidadãos portugueses, incluindo brasileiros com dupla cidadania, podem contar com uma boa notícia neste início de 2023: poderão requerer o visto Tratado de Investidor (conhecido pela sigla E2) para morar e trabalhar nos Estados Unidos da América (EUA). Isso significa que, caso uma pessoa tenha a partir de 100 mil dólares para investir, pode pedir o visto, que é extensivo a cônjuge e filhos menores de 21 anos.

Marcelo Godke, advogado sócio do escritório Godke Advogados – que atua em processos de cidadania para os EUA – explica que esta modalidade de visto é uma das mais simples e menos burocráticas de se obter.

Não é o green card, mas permite morar temporariamente nos EUA, incluindo cônjuge e filhos menores de 21 anos. A concessão dura cinco anos, pode ser renovada, além de ser um caminho para a cidadania definitiva”. Segundo ele, esta modalidade permite que, uma vez no país, o cidadão busque meios jurídicos para obter o green card, ao contrário de outras, que não abrem esta brecha.

Cerca de 400 mil brasileiros possuem a cidadania portuguesa e passam a ter o direito a solicitar o E2 para morar nos EUA. Embora Brasil e EUA não tenham este acordo, a medida vale para quem tem cidadania portuguesa e pode ser uma oportunidade para quem tem capacidade de investimento.

Marcelo Godke explica que o processo leva de 3 a 4 meses. “Obviamente é preciso comprovar os investimentos e ter a cidadania portuguesa. Além disso, o cônjuge não precisa necessariamente atuar no negócio a ser aberto por lá. Ele pode trabalhar em outra atividade, além de levar os filhos”, salienta.

Portugal foi o último país da Europa a fechar tratado do tipo com os EUA.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.