Justiça

STF cobra explicações do Exército sobre visitas não autorizadas a militares presos

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que o Exército Brasileiro apresente, em até 48 horas, esclarecimentos sobre visitas não autorizadas realizadas a militares detidos no âmbito do Inquérito do Golpe. A decisão, emitida na última terça-feira (24), foi divulgada nesta quinta-feira (26).

O foco da investigação são as visitas de parentes e advogados ao general da reserva Mario Fernandes e aos tenentes-coronéis Rodrigo Bezerra Azevedo e Hélio Ferreira Lima. Todos estão sob custódia nas instalações do Comando Militar do Planalto (CMP) em Brasília, após terem sido presos no Rio de Janeiro no mês anterior.

Ordens e Prazos

Moraes exigiu que os comandantes militares do Leste e do Planalto detalhem os motivos dessas visitas, que aparentemente desrespeitam o regulamento interno. O ministro ordenou formalmente o envio de explicações por parte de:

  • O comandante da 1ª Divisão de Exército, general Eduardo Tavares Martins.
  • O comandante do Comando Militar do Planalto, general de Divisão Ricardo Piai Carmona.
  • O comandante militar do Leste, general de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos.

A determinação, segundo o ministro, busca sanar o que foi considerado um desrespeito ao regimento de visitas. O prazo concedido é de 48 horas para que os generais apresentem justificativas sobre as autorizações concedidas para visitas diárias. De acordo com a determinação de Moraes, “Oficia-se ao comandante da 1ª Divisão de Exército, general Eduardo Tavares Martins, ao comandante do Comando Militar do Planalto, general de Divisão Ricardo Piai Carmona, e ao comandante militar do Leste, general de Exército, Kleber Nunes de Vasconcellos, para, no prazo de 48 horas, esclarecerem o desrespeito ao regulamento de visitas, com a autorização para visitas diárias”

Os militares presos foram transferidos para Brasília no mês passado e estão detidos em dependências do Comando Militar do Planalto (CMP).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.