Quatro policiais militares foram denunciados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) por crimes relacionados à ocupação ilegal de terrenos na Avenida das Américas, Recreio dos Bandeirantes, zona oeste da cidade. A denúncia aponta para um esquema de especulação imobiliária envolvendo um terreno avaliado em R$ 60 milhões.
O policial militar Francisco de Assis Ferreira Pereira é o principal acusado, enfrentando denúncias por estelionato, falsificação de documentos, fraude processual e falsidade ideológica. A investigação indica que ele desmembrou e vendeu lotes do terreno utilizando uma escritura falsa, obtendo um lucro ilícito estimado em pelo menos R$ 12,5 milhões. O Gaeco solicitou ao Tribunal de Justiça o bloqueio de bens, valores em contas bancárias e o sequestro de imóveis e veículos de Pereira.
Os outros policiais militares envolvidos – Edson Raimundo dos Santos, Rafael Ferreira Nunes Carvalho e Wellington da Silva Meirelles Keresbaum – foram acusados de estelionato, uso de documento público falso e denunciação caluniosa. A denúncia sustenta que eles participaram das invasões do terreno em 2 e 9 de agosto de 2022, dando apoio a Pereira.
Segundo o MPRJ, Pereira utilizou empresas de fachada para as transações e ameaçou o vigia do local para tomar posse do terreno. As investigações sugerem que a posse ilegal do terreno foi obtida por meio de violência e intimidação.
Um aspecto relevante do caso é a participação do major Edson dos Santos, já condenado em 2016 a 13 anos de prisão pelo desaparecimento e morte do pedreiro Amarildo, na comunidade da Rocinha. Solto condicionalmente desde 2019, Santos encontra-se novamente sob investigação, desta vez pela Corregedoria da Polícia Militar. O corpo de Amarildo nunca foi encontrado.
A investigação está em andamento, e a Corregedoria da Polícia Militar também acompanha o caso. O desenrolar do processo judicial promete trazer mais detalhes sobre a complexa trama de especulação imobiliária e as implicações para os envolvidos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.