O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realizou a entrega de cerca de 600 livros para a penitenciária de Alcaçuz. A ação, resultado da campanha "MPRN em Ação: Doe Livros, Transforme Vidas", teve a participação de membros do MPRN, que doaram livros, revistas e gibis para enriquecer o acervo da unidade prisional.
A iniciativa, coordenada pelo Setor de Bem-Estar e Saúde Ocupacional (SBE) e pela Diretoria de Comunicação (Dcom) do MPRN, foi finalizada em novembro. Os materiais doados, todos em bom estado de conservação, incluem diversos gêneros literários, como literatura, biografias, autoajuda e livros técnicos, além de revistas e gibis.
Para o diretor da penitenciária de Alcaçuz, João Paulo Ribeiro de Souza, a doação é fundamental: “Nós tínhamos essa necessidade da renovação do estoque dos livros disponíveis em Alcaçuz. Com essa doação, nós estaremos mudando nosso acervo e isso dará mais facilidade para que os internos tenham acesso à leitura”, afirmou.
A 2ª promotora de Justiça de Nísia Floresta, Raquel Ataíde, idealizadora da campanha, explicou a motivação da iniciativa: “Sempre faço minhas vistorias em Alcaçuz, uma das maiores reclamações dos internos sempre é em relação à quantidade de livros da biblioteca. Eles dizem que as poucas publicações que existem, já foram lidas e relidas várias vezes. Diante disso, tivemos a ideia dessa campanha que, como pôde ser visto, teve uma excelente adesão por todos os integrantes do nosso MPRN”, declarou a promotora.
O objetivo principal da campanha é o incentivo à leitura e a promoção da ressocialização dos presos. A entrega dos materiais ocorreu na última terça-feira (10).
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.