O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reforçou a importância do multilateralismo e do comércio entre nações para o desenvolvimento econômico. A declaração foi feita durante a abertura da 16ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços (Automec), realizada nesta terça-feira (22) em São Paulo.
Em um contexto global marcado por novas políticas tarifárias, como as impostas pelo governo dos Estados Unidos, Alckmin enfatizou os benefícios de uma abordagem *ganha-ganha* nas relações comerciais. "A política externa precisa ser ganha-ganha, comércio exterior é ganha-ganha. Eu sou mais eficiente em uma área, vendo pra você. Você é mais eficiente em um setor, vende pra mim. Ganha o conjunto da sociedade, você estimula a competitividade. Comércio exterior é emprego, é renda, é desenvolvimento, é oportunidade. Ao invés de fecharem-se as economias, o Brasil defende multilateralismo e livre mercado", afirmou o vice-presidente a jornalistas.
Alckmin também comentou sobre as relações do Brasil com outros países, ressaltando a longa parceria com os Estados Unidos. Ele já havia abordado a defesa do **multilateralismo e livre comércio** em meio a tensões tarifárias globais em outra ocasião. "O Brasil não tem litígio com ninguém e que, com os Estados Unidos, o país tem '200 anos de amizade e parceria'. Os Estados Unidos não tem déficit comercial com o Brasil, ele tem superávit comercial. E nós temos que nos dar bem com todos. A China é o maior comprador do Brasil, é o maior parceiro comercial, e os Estados Unidos é o maior investidor no Brasil, então a gente deve avançar, aproveitar, de um lado, oportunidades que se abrem e, de outro lado, promover o diálogo", disse Alckmin.
Durante o evento, que reúne mais de 1500 marcas do setor de autopeças, equipamentos e serviços, Alckmin destacou três políticas públicas consideradas cruciais para a indústria:
Políticas Públicas para o Setor Automotivo:
- Depreciação Acelerada: Redução do tempo de depreciação de máquinas e equipamentos de 15 para 2 anos, incentivando a modernização do parque industrial.
- Programa Mover: Já regulamentado e em andamento, o programa visa impulsionar a eficiência energética e a produção de veículos mais sustentáveis.
- IPI Verde: Medida em fase final de publicação, que busca estimular a eficiência energética e a descarbonização do setor automotivo, sem aumentar a carga tributária.
O vice-presidente explicou que o IPI Verde tem como objetivo estimular a produção de veículos elétricos, híbridos e flex, especialmente aqueles movidos a etanol, promovendo a eficiência energética e a redução das emissões de carbono. Ele enfatizou que a medida não aumentará a arrecadação nem alterará a carga tributária, mas sim incentivará práticas mais sustentáveis na indústria automotiva.
Em outra entrevista, concedida à rádio Itatiaia nesta quarta-feira (23), Alckmin afirmou que o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o "candidato natural" à presidência em 2026. Lula, inclusive, tem trabalhado para impulsionar o **comércio Brasil-Chile**, buscando fortalecer a integração latino-americana. Ele também comentou sobre a possibilidade de uma nova chapa com Lula, afirmando que ainda é cedo para uma decisão, mas que está satisfeito com seu trabalho à frente do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Alckmin também minimizou a preocupação com uma possível reversão da inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, argumentando que, mesmo no exercício do cargo e com altos investimentos em sua campanha de reeleição, Bolsonaro perdeu a eleição.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.