Conmebol define grupos da Copa América Feminina e Pré-Libertadores com confrontos brasileiros

Conmebol define grupos da Copa América Feminina e Pré-Libertadores com confrontos brasileiros
Reprodução X / Seleção Feminina de Futebol

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) realizou nesta quinta-feira (19) os sorteios que definiram os grupos da Copa América Feminina 2025 e os confrontos da Pré-Libertadores. O Brasil terá representantes nas duas competições, com a seleção feminina buscando o nono título continental e Corinthians e Bahia disputando vagas na fase de grupos da Libertadores.

Copa América Feminina: Brasil em busca do nono título

A Copa América Feminina de 2025 será disputada no Equador, entre 12 de julho e 2 de agosto. A seleção brasileira, atual campeã, está no Grupo B, ao lado de Colômbia, Paraguai, Venezuela e Bolívia. O Grupo A será composto por Equador, Argentina, Chile, Uruguai e Peru. O torneio, que não garante mais vaga para o Mundial Feminino, dará duas vagas para as Olimpíadas de Los Angeles 2028 aos finalistas, além de vagas para os Jogos Pan-Americanos de 2027 para as seleções que ficarem em terceiro, quarto e quinto lugares.

A competição terá cinco rodadas na fase de grupos. As duas melhores seleções de cada grupo avançam para as semifinais, onde o primeiro colocado de um grupo enfrentará o segundo do outro. O Brasil busca o nono título da Copa América, tendo conquistado as edições de 1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014, 2018 e 2022.

Pré-Libertadores: Corinthians e Bahia na disputa

O sorteio da Conmebol também definiu os confrontos da segunda fase da Pré-Libertadores 2025, com Corinthians e Bahia como representantes brasileiros. O Corinthians enfrentará o Universidad Central, da Venezuela, e o Bahia jogará contra o The Strongest, da Bolívia. As partidas de ida e volta serão disputadas entre 19 e 26 de fevereiro. O Timão terá a vantagem de decidir a classificação em casa, por estar melhor posicionado no ranking da Conmebol, enquanto o Tricolor de Aço fará o jogo de volta na Bolívia.

A Pré-Libertadores é dividida em três fases. A primeira fase, sem brasileiros e argentinos, ocorrerá de 5 a 12 de fevereiro, com seis times disputando três vagas para a segunda fase. Nesta fase, 16 times, incluindo Corinthians e Bahia, disputarão oito vagas para a terceira e última fase prévia. Os confrontos da segunda fase são:

  • Deportes Iquique (Chile) x Independiente Santa Fe (COL)
  • The Strongest (Bolívia) x Bahia
  • Vencedor do jogo 3 da primeira fase x Cerro Porteño (Paraguai)
  • Vencedor do jogo 1 da primeira fase x Barcelona de Guayaquil (Equador)
  • Universidad Central (Venezuela) x Corinthians
  • Representante da Colômbia x Melgar (Peru)
  • Boston River (Uruguai) x Ñublense (Chile)
  • Vencedor do jogo 2 da primeira fase x Boca Juniors (Argentina)

Na terceira fase, de 5 a 12 de março, os oito vencedores da segunda fase se enfrentarão em busca de quatro vagas para a fase de grupos da Libertadores. Os confrontos da terceira fase são:

  • Deportes Iquique (Chile) ou Independiente Santa Fe (Colômbia) x Vencedor do jogo 2 da primeira fase ou Boca Juniors (Argentina)
  • The Strongest (Bolívia) ou Bahia x Boston River (Uruguai) ou Ñublense (Chile)
  • Vencedor do jogo 3 da primeira fase ou Cerro Porteño (Paragaui) x Representante da Colômbia ou Melgar (Peru)
  • Vencedor do jogo 1 da primeira fase ou Barcelona de Guayaquil (Equador) x Universidad Central (Venezuela) ou Corinthians

Os eliminados na terceira fase da Pré-Libertadores terão a oportunidade de disputar a fase de grupos da Copa Sul-Americana.

Thiago Maia e Gui Gandra recebem prêmios da Fifa

Além dos sorteios das competições, a Fifa realizou a premiação The Best Awards, onde o brasileiro Thiago Maia, volante do Internacional, recebeu o prêmio Fair Play pelo trabalho voluntário de ajuda nas enchentes do Rio Grande do Sul. O jogador resgatou pessoas e animais ilhados, e sua ação foi reconhecida internacionalmente. Em 2023, a seleção brasileira recebeu o mesmo prêmio por sua campanha antirracismo.

Outro destaque da premiação foi o jovem Guilherme Gandra Moura, torcedor do Vasco, que foi eleito o torcedor do ano. Portador de epidermólise bolhosa, Gui ficou conhecido após um vídeo viralizar mostrando seu reencontro com a família após uma internação. Gui também teve um encontro marcante com o presidente Lula, que revelou sua torcida pelo Vasco.

Vinícius Júnior é eleito o melhor do mundo e Marta ganha prêmio de gol mais bonito

Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid, foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 2024, quebrando um jejum de 17 anos sem um brasileiro no topo da premiação. O último a receber o prêmio foi Kaká em 2007. Em seu discurso, Vini Jr. agradeceu ao Flamengo, seus companheiros de seleção e do Real Madrid, além de sua família. O jogador teve 48 pontos na votação, superando o espanhol Rodri (43 pontos) e o inglês Jude Bellingham (37 pontos). A lista completa da votação está disponível no site da Fifa.

A premiação também consagrou Marta com o primeiro Prêmio Marta da FIFA, de gol mais bonito do futebol feminino. Marta marcou o gol premiado duas semanas antes de disputar o Torneio Olímpico de Futebol Feminino de Paris 2024.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.