Em ‘Dragon Ball Z’, Kuririn representou um perigo maior para Vegeta do que Goku

Em ‘Dragon Ball Z’, Kuririn representou um perigo maior para Vegeta do que Goku
Imagem: Reprodução

Desde o primeiro encontro nos campos de batalha de Dragon Ball Z, Goku tem sido o maior rival de Vegeta. Apesar de Vegeta frequentemente igualar ou até mesmo superar Goku em força momentaneamente, Goku sempre ressurge como o mais forte entre os dois. No entanto, embora Goku seja o maior obstáculo para Vegeta alcançar seu objetivo de se tornar o mais forte, Kakarot não é quem Vegeta deveria temer mais.

Na realidade, a maior ameaça existencial de Vegeta em todo Dragon Ball Z sempre foi Kuririn. Apesar de Vegeta ter sofrido muitas derrotas e enfrentado vários inimigos que se mostraram muito mais fortes do que ele, Kuririn ironicamente acabou sendo aquele que mais teve a vida de Vegeta em suas mãos. Kuririn está longe de ser um dos personagens mais fortes da franquia Dragon Ball, especialmente no final de DBZ, mas isso não muda o fato de que ele é a maior ameaça ao bem-estar de Vegeta ao longo da história.

Kuririn quase matou Vegeta mais de uma vez em sua primeira luta

Só na Saga Saiyajin, Kuririn foi uma ameaça absoluta para Vegeta e uma presença subestimada na batalha final. Embora Goku receba a maior parte do crédito (e merecidamente), não há como negar que ele não teria conseguido sem seus aliados, incluindo Kuririn. Enquanto Gohan mostrou promessa suficiente para enfrentar Vegeta por um tempo, as contribuições de Kuririn se basearam em pegá-lo de surpresa quando mais importava. E, nesse sentido, Kuririn teve muito sucesso. O primeiro momento em que Kuririn causou medo no coração de Vegeta foi quando Vegeta se transformou em um Grande Macaco.

Enquanto vilões futuros provariam ser fortes o suficiente para superar o Disco Destruidor, no ponto da Saga Saiyajin, o Disco Destruidor de Kuririn era um ataque quase infalível que poderia cortar qualquer inimigo ao meio se fosse lento o suficiente para ser atingido por ele. Isso manteve Kuririn relevante ao longo da Saga Namek, mesmo quando ele estava claramente se tornando um dos membros mais fracos dos Guerreiros Z. Durante a Saga Saiyajin, o Disco Destruidor de Kuririn poderia ter causado danos reais a Vegeta, e o fato de quase ter cortado sua cauda de Oozaru é prova disso. Ao contrário da maioria dos outros ataques básicos, que Vegeta provavelmente teria enfrentado de frente para mostrar sua superioridade, o fato de Vegeta ter saltado para desviar diz tudo sobre a capacidade destrutiva do Disco Destruidor de Kuririn.

Kuririn já era um terror esquecido para Vegeta durante a luta, mas ele começou a realmente provar o quão horripilante ele é durante a última metade da batalha. Primeiro, por meio da Bomba de Energia de Goku. Com Goku mortalmente ferido e incapaz de disparar a Bomba de Energia sozinho, foi deixado nas mãos de Kuririn para dar o golpe final com a técnica suprema do Senhor Kaioh. Depois de reunir o máximo de energia que pôde, Goku deixou para Kuririn, que foi capaz de manifestar a Bomba de Energia com apenas o mínimo de instrução de Goku.

Se Yajirobe não tivesse gritado com Kuririn para “apenas jogá-la logo” quando Kuririn estava segurando a Bomba de Energia, ele poderia ter pego Vegeta de surpresa e potencialmente o matado ali mesmo. A única ressalva é que Gohan acabou acertando-o com ela e Vegeta sobreviveu, mas, a essa altura, ele foi capaz de se preparar um pouco para o impacto, enquanto ser atingido pela Bomba de Energia sem qualquer conhecimento prévio poderia ter sido muito mais danoso. Claro, esse não seria o último sofrimento de Vegeta nas mãos de Kuririn.

Um dos momentos mais icônicos de Dragon Ball Z veio no final da luta, quando Vegeta foi deixado rastejando para longe do campo de batalha depois que Oozaru Gohan pousou em cima dele. Com Vegeta completamente impotente, Kuririn procurou finalmente dar o golpe final usando a espada de Yajirobe. Até o Senhor Kaioh aceitou que Kuririn definitivamente mataria Vegeta, mas era algo que deveria ser feito. De fato, Kuririn certamente teria esfaqueado Vegeta até a morte se Goku não tivesse implorado para ele parar no último momento.

Kuririn continuou sendo um portador da morte para Vegeta ao longo de DBZ

A Saga Saiyajin fez com que Kuririn emergisse como a maior ameaça secreta de Vegeta em DBZ. O nível de poder de Kuririn é modesto, mas sua atitude implacável em relação à maioria dos vilões (a menos que seja uma garota fofa chamada Androide 18) o torna o inimigo horrível secreto de Vegeta. Durante a Saga Freeza, Vegeta eventualmente encontra seu fim nas mãos do próprio Freeza, mas ele enfrenta várias experiências de quase morte antes disso. Embora Vegeta quase morra contra inimigos como Zarbon e Recoome, o momento de quase morte mais chocante definitivamente vem nas mãos de ninguém menos que Kuririn. Durante o clímax da luta inicial contra Freeza antes de Goku aparecer, os Guerreiros Z ficaram sem opções para igualar o poder e as transformações cada vez maiores de Freeza.

Na esperança de se tornar um Super Saiyajin por meio de um aumento de Zenkai, Vegeta ordena que Kuririn tente matá-lo, para que Dende possa curá-lo e fazê-lo emergir da experiência ainda mais forte. Embora Kuririn inicialmente se recuse, a perspectiva de Freeza ter mais uma transformação aterroriza Kuririn o suficiente para explodir um buraco no peito de Vegeta, quase matando-o. De fato, Dende até se recusa a curar Vegeta no início, o que quase leva Vegeta a realmente morrer. Embora a quase morte de Vegeta pela explosão de energia de Kuririn tenha sido totalmente solicitada por Vegeta, isso não muda o fato de que foi mais uma instância de Kuririn quase matando o Príncipe Saiyajin com sua própria mão.

Nem seria a última também. Durante a Saga Cell, Kuririn desempenhou um papel importante ao lado de Vegeta. Enquanto Goku estava se recuperando do Vírus do Coração e, mais tarde, treinando na Câmara Hiperbólica do Tempo, Kuririn e Vegeta foram deixados nas trincheiras para lutar contra os Androides e Cell ao lado de Trunks, Piccolo e Tenshinhan. No entanto, Kuririn inadvertidamente faz algo que mais uma vez quase leva à morte de Vegeta em meio a todo o caos. Depois que Cell absorve o Androide 17, ele se torna um monstro superpoderoso que até daria trabalho a um Super Saiyajin. Felizmente, Vegeta já ascendeu além de um mero Super Saiyajin para se tornar Super Vegeta.

Com sua nova forma de Super Saiyajin Segundo Grau, Vegeta é capaz de derrotar facilmente Cell Imperfeito, mesmo depois que o Androide mutante absorveu o 17. Acontece que, para que ele realmente atinja a perfeição, Cell precisa absorver também a Androide 18. Guiado por seu orgulho tolo, Vegeta decide permitir que Cell absorva a Androide para lutar contra um oponente que possa testar seu novo poder. Embora claramente uma decisão terrível, Vegeta teria uma graça salvadora: Kuririn.

Kuririn poderia ter salvado Vegeta de si mesmo, assim como salvado a humanidade, se ele tivesse apenas usado o dispositivo de detonação para explodir a Androide 18, impedindo Cell de atingir seu verdadeiro poder. Infelizmente para o planeta Terra e Vegeta, Kuririn permite que a Androide 18 viva destruindo o dispositivo. Isso deu a Cell a oportunidade de eventualmente absorver o 18, o que acabou resultando em uma das piores surras de Vegeta em toda a série nas mãos de Cell Perfeito.

É interessante notar como a influência de Akira Toriyama se estende para além de Dragon Ball, como evidenciado pela situação embaraçosa envolvendo o editor de Dragon Ball flagrado pelo próprio Toriyama, conforme revelado em um podcast japonês.

Kuririn é muito menos perdoador do que Goku

Kuririn pode ser um dos personagens mais fracos de Dragon Ball, especialmente em comparação com os Saiyajins, mas seu forte senso de justiça e inteligência consistentemente o colocam em posições onde ele detém a chave para a vida de Vegeta em suas mãos. O que torna Kuririn ainda mais ameaçador do que Goku é que ele não tem a mesma capacidade de perdão que Goku.

Kuririn é quase sempre aquele que discute com Goku para acabar com seus inimigos quando o lado misericordioso de Goku começa a aparecer. Kuririn foi quem tentou convencer Goku quando Vegeta estava em seu leito de morte e até chamou Goku de “idiota” por deixar Piccolo viver durante o 23º Torneio de Artes Marciais. Mesmo recentemente, na Saga Moro, quando Goku dá a Moro um Feijão Senzu, Kuririn pergunta a seu melhor amigo “você tem certeza disso, Goku?!”

A única fraqueza que Kuririn tem, no que diz respeito aos vilões (incluindo Vegeta), é realmente o próprio Goku. Não há ninguém que Kuririn respeite mais do que Goku, e é por isso que ele frequentemente concorda com o que Goku diz, mesmo quando discorda completamente de suas decisões. Kuririn observou Goku crescer ao longo de toda a sua vida e sabe de que tipo de milagres Goku é capaz.

Essa é a única coisa que impede Kuririn de ir contra os desejos de seu amigo nos momentos em que ele discorda de suas escolhas aparentemente tolas. E essa é a única razão pela qual Vegeta ainda está vivo hoje. Sendo esse o caso, se Vegeta voltasse ao lado sombrio (por mais improvável que seja), seria Kuririn que Vegeta teria que se preocupar, não Goku.

 

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.