Educação
Tendência

UFRN se destaca no Enade e figura entre as melhores universidades do país

Em 2023, foram avaliados os cursos das áreas de Engenharia, Saúde e Ciências Agrárias.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) alcançou um importante reconhecimento no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Os resultados da avaliação trienal, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nessa sexta-feira (11), revelam que o percentual de cursos da UFRN com conceito 4 ou 5 subiu de 67% para 70%. 

Considerando apenas a avaliação de 2023, o desempenho é ainda mais expressivo: 84% dos cursos alcançaram os conceitos 4 ou 5. A UFRN também manteve o conceito máximo no Índice Geral de Cursos (IGC), um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior.

Com este resultado, a UFRN se posiciona entre as 20 melhores universidades federais do Brasil e a terceira melhor do Norte-Nordeste.

Metas ambiciosas

A instituição estabeleceu metas ambiciosas em seus planos de gestão e desenvolvimento institucional. A meta do Plano de Gestão para 2027 é alcançar 75% de cursos com conceitos 4 ou 5, enquanto o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para 2029 almeja 80%. 

Fabiano Gomes, procurador educacional institucional da UFRN, destacou o trabalho contínuo da instituição: “Estamos colhendo os frutos da Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação que se iniciou em 2017. Desde então, a UFRN tem aumentado o percentual de cursos com conceito muito bom ou excelente. No ano passado, alcançamos o IGC 5 e mantivemos agora. O empenho é para continuarmos buscando as metas do nosso plano estratégico”, afirmou.

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, destacou a importância do trabalho coletivo para a excelência no ensino: “Este resultado confirma o engajamento de toda comunidade universitária com a Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação e Pós-graduação oferecidos pela UFRN. É mais uma demonstração de compromisso com a educação pública de qualidade”, comemorou.

Em 2023, foram avaliados os cursos das áreas de Engenharia, Saúde e Ciências Agrárias. Todos os cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN) obtiveram conceito 5. Além destes, também alcançaram o conceito máximo os cursos de Medicina (EMCM), Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo e Fisioterapia (FACISA). 

Leia também: Justiça reconheceu o direito de professores da UFRN e liberou R$ 300 milhões em indenizações.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.