A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) iniciou o período de inscrições para o preenchimento de 43 vagas em cursos técnicos subsequentes na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), localizada em Macaíba, região metropolitana de Natal. Os cursos oferecidos são em Agroindústria, Agropecuária e Aquicultura. O prazo para se inscrever termina no dia 7 de fevereiro de 2025.
Os interessados podem realizar a inscrição gratuitamente através do site da Comperve, onde o edital completo está disponível para consulta. Para concorrer, é necessário que o candidato tenha concluído o ensino médio e possua vínculo com organizações da sociedade civil específicas, como sindicatos ou colônias filiadas, ou seja, ser associado ou parente de associado dessas entidades.
A distribuição das vagas por curso é a seguinte:
- 15 vagas para o curso de Agroindústria;
- 7 vagas para o curso de Agropecuária;
- 21 vagas para o curso de Aquicultura.
O processo seletivo será feito através da análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática (ou disciplinas equivalentes) durante os três anos do ensino médio. Candidatos que tenham realizado o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) também podem usar o resultado para participar da seleção.
O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado no dia 12 de fevereiro de 2025, e o resultado final está previsto para o dia 17 de fevereiro. As aulas terão início em 17 de março de 2025.
Quem pode concorrer
Para participar do processo seletivo, é necessário que os candidatos sejam associados ou parentes de associados de sindicatos ou colônias filiadas às seguintes organizações:
- Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do RN (Fetarn);
- Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do RN (Fetraf);
- Federação dos Pescadores e Aquicultores Artesanais do RN (Fepern);
- Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (Ocern).
Candidatos ao curso de aquicultura podem apresentar o Registro Geral da Pesca ou a Carteira de Pescador, dispensando a necessidade de filiação às organizações mencionadas no edital.
Os cursos oferecidos pela EAJ/UFRN são presenciais e em período integral. Além do processo seletivo para os cursos técnicos, também há seleção para os serviços de assistência estudantil, que oferecem benefícios como Residência Estudantil, Auxílio Moradia, Auxílio Transporte e Alimentação. Os editais específicos para esses serviços serão publicados no site da EAJ/UFRN.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.