Educação
Tendência

Sisu 2025: prazo para matrículas nas universidades encerra nesta segunda-feira (3)

Após o período de matrículas, as instituições terão até o dia 6 de fevereiro para registrar no sistema as vagas que foram preenchidas.

Os estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 têm até esta segunda-feira (3) para efetuar a matrícula nas instituições públicas de ensino superior para as quais foram selecionados. A edição deste ano do Sisu registrou um total de 254.899 candidatos aprovados, distribuídos entre ampla concorrência (128.691), cotas (111.655) e ações afirmativas das próprias instituições (14.553).

A maioria das vagas oferecidas pelo Sisu são em universidades e institutos federais. O resultado do processo seletivo foi divulgado com um dia de atraso, no dia 27 de janeiro, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Posteriormente, o Ministério da Educação (MEC) estendeu o prazo para matrículas, que inicialmente se encerraria na sexta-feira (31). O novo prazo foi definido até esta segunda-feira (3).

Responsabilidade do candidato

É importante que os candidatos verifiquem todas as condições, procedimentos e documentos exigidos para a matrícula, conforme especificado no edital de cada instituição de ensino superior. Cada universidade define seus próprios cronogramas, horários e locais de atendimento, podendo optar por matrículas remotas ou presenciais. É fundamental que cada estudante consulte o edital da instituição para saber como proceder.

Após o período de matrículas, as instituições terão até o dia 6 de fevereiro para registrar no sistema as vagas que foram preenchidas. Entre 12 de fevereiro e 30 de setembro, as universidades poderão divulgar as listas de espera do Sisu 2025. Candidatos que não foram convocados em nenhuma das duas opções de curso na chamada regular tiveram até a última sexta-feira (31) para manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu. A participação na lista de espera é opcional.

O Sisu, que existe desde 2010, centraliza as vagas de instituições públicas de ensino superior de todo o país que participam do processo seletivo. A seleção dos estudantes é feita com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior. O programa visa ampliar o acesso à educação superior no Brasil.

Programa Pé-de-Meia licenciaturas

O MEC também destaca nesta edição o programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que oferece um incentivo financeiro de R$ 1.050 para estudantes com alto desempenho no Enem 2024 (nota igual ou superior a 650 pontos) que optarem por cursos presenciais de licenciatura. O objetivo é aumentar o ingresso, a permanência e a conclusão desses cursos, e o MEC estima um aumento de mais de 23% na procura por cursos presenciais de formação de professores.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.