O Rio Grande do Norte registrou o melhor desempenho do país na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 entre estudantes de escolas públicas. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) indicam que o estado teve a maior média de alunos da rede pública com notas acima de 950 pontos na redação, superando as demais unidades da federação.
O levantamento revela que, a cada 1.000 estudantes da rede pública potiguar que prestaram o Enem em 2023, 7,7 atingiram pontuação igual ou superior a 950 na redação. Esse número coloca o estado na liderança do ranking nacional de desempenho da rede pública na produção textual.
O resultado é atribuído, em grande parte, ao programa “Se Liga no Enem”, promovido pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC). A iniciativa ofereceu suporte pedagógico aos estudantes ao longo do ano, utilizando videoaulas, plataformas digitais de aprendizagem e atividades presenciais para aprimorar as competências exigidas no exame.
A secretária estadual de Educação, Socorro Batista, celebrou a conquista, destacando o impacto das estratégias adotadas para a preparação dos estudantes. “Esse resultado reforça o compromisso do Governo do Rio Grande do Norte com a qualidade da educação pública e o potencial dos nossos estudantes. O desempenho na redação do Enem é fruto de um trabalho contínuo de investimento em estratégias pedagógicas, como o ‘Se Liga no Enem’, que garantiu apoio e preparação para os alunos. Celebramos essa conquista com orgulho, pois ela demonstra o potencial de aprendizagem dos nossos estudantes, bem como o compromisso do magistério“, afirmou.
O “Se Liga no Enem” foi desenvolvido pela Subcoordenadoria de Ensino Médio da SEEC e teve como objetivo fortalecer a participação dos alunos no exame, aumentando o acesso ao ensino superior. Além das ferramentas digitais, a iniciativa promoveu aulões presenciais nos dias que antecederam a aplicação das provas, reunindo aproximadamente 700 estudantes de 20 escolas estaduais na Escola de Governo, em Natal. A mesma estratégia foi replicada em outras regiões do estado, com apoio das Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIRECs), ampliando a abrangência do projeto.
Ao todo, cerca de 26 mil alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual foram beneficiados diretamente pelas atividades do programa. O impacto positivo reforça a importância de políticas educacionais voltadas para a preparação dos estudantes da rede pública, garantindo melhores oportunidades de ingresso no ensino superior.
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