O estado de Alagoas implementou o Programa Professor Mentor, Meu Projeto de Vida, em novembro de 2021, visando combater a evasão escolar, que representava uma grande preocupação após o período mais crítico da pandemia de covid-19. O programa, apresentado durante o Seminário Desafios e Experiências da Educação no Nordeste, em Natal, destacou-se por seu enfoque na iniciação científica e no desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes do ensino médio.
O evento, organizado pela Secretaria de Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, com apoio do Instituto Cultiva e do Consórcio Nordeste, reuniu autoridades educacionais de todo o Nordeste.
O programa alagoano incentiva os alunos a desenvolverem pesquisas em áreas como sustentabilidade ambiental, empreendedorismo, responsabilidade social, cultura digital e mediação artístico-cultural, sempre com base em seus projetos de vida. Simultaneamente, o governo buscou valorizar os professores, que foram muito impactados pela pandemia, oferecendo incentivos para garantir sua permanência no ensino presencial.
Para isso, o programa estabeleceu bolsas de R$ 1.500 para os professores e de R$ 250 para alunos monitores (um por turma). Além disso, estudantes com frequência mínima de 90% nas aulas recebem um incentivo de R$ 150. Essas medidas, segundo o superintendente de Educação de Alagoas, Ricardo Lisboa Martins, têm gerado resultados expressivos.
Resultados do Programa
Um dos resultados mais notáveis foi o aumento significativo no número de matrículas no ensino médio da rede pública. Em 2020, eram 94.600 estudantes matriculados, número que subiu para 116.840 em 2024. A evolução das taxas de aprovação, avaliadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), também é um indicador do sucesso do programa:
- 2021: Anos iniciais (98,6%), anos finais (96,6%) e ensino médio (87,7%).
- 2023: Anos iniciais (98,7%), anos finais (96%) e ensino médio (93,8%).
Outro ponto relevante é a diminuição da distorção idade-série, ou seja, o número de alunos com idade incompatível com a série que cursam. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram uma tendência de redução desse problema nos anos iniciais, finais e no ensino médio, com exceção de algumas séries dos anos iniciais.
O programa também oferece trilhas de conhecimento, que ajudam os municípios a direcionarem melhor as atividades com os alunos. Além disso, o projeto valoriza as competências socioemocionais dos estudantes e busca engajar os familiares no processo educacional.
De acordo com Ricardo Lisboa Martins, o programa foi estratégico ao unir a valorização dos professores ao incentivo à pesquisa, gerando um impacto positivo no engajamento e dedicação da equipe. O programa continua em andamento e segue gerando resultados positivos na educação de Alagoas.
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