Uma pesquisa recente do Instituto Datafolha, encomendada pela Fundação Itaú e Todos Pela Educação, expõe uma preocupação crescente entre pais e responsáveis: um em cada três acredita que seus filhos não estão aprendendo o esperado na escola. O estudo, intitulado *Opinião das Famílias: Percepções e Contribuições para a Educação Municipal*, ouviu 4.969 pais ou responsáveis por estudantes de 6 a 18 anos matriculados em escolas públicas municipais.
A coordenadora de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, Natália Fregonesi, destaca que os dados revelam um cenário de grande preocupação. "Os pais veem que existem diversos desafios no contexto escolar, como o abandono, a falta de motivação dos estudantes e dificuldades de aprendizado", afirma. Ela também enfatiza que essa percepção da sociedade é um chamado urgente aos governantes para que invistam e priorizem a educação.
Abandono Escolar e Desempenho Acadêmico
A pesquisa também revela uma apreensão significativa em relação à permanência escolar. Metade dos entrevistados (51%) concorda que muitos estudantes estão abandonando a escola. Esse índice é ainda maior (53%) entre famílias com renda de até um salário mínimo, enquanto cai para 37% entre as famílias com renda superior a cinco salários mínimos. A preocupação com o abandono escolar é ainda mais evidente entre os responsáveis por estudantes dos anos finais do ensino fundamental, onde 57% apontam esse problema.
O desempenho acadêmico também é motivo de inquietação. Entre os responsáveis por alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano), 36% acreditam que os filhos não estão adquirindo o conhecimento esperado. Esse número aumenta para 41% quando se trata dos anos finais (6º ao 9º ano).
Necessidade de Reforço no Ensino e Expansão de Atividades
A maioria dos pais e responsáveis acredita que as escolas precisam oferecer mais reforço. Uma parcela expressiva (91%) considera essencial fortalecer o ensino de matemática. Além disso, mais de 80% apoiam a ampliação de atividades artísticas, esportivas e culturais, bem como a inclusão de temas sobre diversidade étnico-racial nos currículos escolares.
Natália Fregonesi ressalta que a necessidade de melhoria no ensino de matemática é um ponto forte na pesquisa. “É algo perceptível para os pais que acompanham os estudantes em casa e veem as dificuldades. Esse ponto precisa ser priorizado, não só na percepção dos pais, mas também nos resultados educacionais do país”, completa. Uma pesquisa internacional recente, o Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss), revelou que mais da metade dos estudantes brasileiros do ensino fundamental não domina conhecimentos básicos de matemática.
Escolas em Tempo Integral e Valorização dos Professores
Questionados sobre ações prioritárias para as próximas gestões municipais, 30% dos entrevistados apontaram a expansão do número de escolas em tempo integral como principal necessidade. Segundo Fregonesi, escolas em tempo integral abrem a possibilidade de oferecer mais atividades, como reforço em matemática e aulas voltadas para habilidades artísticas. O governo federal lançou o Programa educação em tempo integral, que visa aumentar as vagas com jornada igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais.
Outras prioridades mencionadas pelos pais incluem melhorias na infraestrutura escolar (20%), condições de trabalho dos professores (17%) e investimentos na alfabetização (17%). A pesquisa também destaca o reconhecimento da importância dos professores, com 70% dos pais relatando que seus filhos se sentem acolhidos por eles. Além disso, 86% concordam que um maior acompanhamento do desenvolvimento dos alunos e a melhor formação dos docentes são centrais para a melhoria do aprendizado.
A pesquisa foi realizada entre julho e agosto de 2024, utilizando entrevistas presenciais e abordagens telefônicas em todas as regiões do país.
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