Educação

Olimpíada Brasileira de Matemática premia milhares de estudantes e bate recorde de inscrições

A 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou, na última sexta-feira (20), a lista de estudantes premiados. Os resultados estão disponíveis no site oficial da Obmep. Medalhistas do nível 3 terão a oportunidade de concorrer a uma das 100 vagas no Impa Tech, a primeira graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

A Obmep, criada em 2005 pelo Impa, com o apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), é a maior competição científica do país. A olimpíada é voltada para alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Este ano, a competição alcançou um novo recorde de participação, com 56.516 escolas inscritas em 5.564 municípios, o que equivale a 99,9% das cidades brasileiras. Mais de 18,5 milhões de estudantes participaram da primeira fase da olimpíada.

Distribuição de Prêmios

A edição de 2024 distribuirá 8.450 medalhas em nível nacional, além de mais de 20 mil medalhas para os estudantes mais bem colocados em cada estado. A premiação será dividida entre alunos de escolas públicas e privadas.

Alunos de escolas públicas receberão um total de 6.500 medalhas, sendo 500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de até 45 mil certificados de menção honrosa. Já os estudantes de escolas particulares serão premiados com 1.950 medalhas, distribuídas em 150 de ouro, 450 de prata e 1.350 de bronze, e até 6 mil certificados de menção honrosa.

Escolas, secretarias municipais de educação e professores que se destacaram pelo desempenho dos alunos também serão homenageados. A cerimônia de entrega dos prêmios da 19ª Obmep será realizada em 2025, com data ainda a ser divulgada.

Iniciação Científica e Impa Tech

Os medalhistas nacionais serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas para aprimorar o conhecimento dos estudantes. Alunos de escolas públicas participantes do programa receberão uma bolsa de R$ 300 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Alunos do nível 3, correspondente ao ensino médio, podem concorrer a uma das 100 vagas no Impa Tech. A instituição, inaugurada no ano passado, oferece o bacharelado em matemática da tecnologia e inovação, com alojamento estudantil e auxílio financeiro para os aprovados. As inscrições para a graduação estão abertas até 27 de dezembro no site do Impatech. O edital reserva 80% das vagas para estudantes premiados em olimpíadas de conhecimento, incluindo a Obmep, e 20% para os melhores desempenhos na prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O edital completo pode ser consultado no site da instituição.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.