Educação

Olimpíada Brasileira de Matemática premia estudantes e bate recorde de inscritos

A 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou, nesta sexta-feira (20), a lista de premiados. Os resultados podem ser consultados no site oficial da Obmep. Medalhistas do nível 3, assim como no ano anterior, poderão concorrer a uma das 100 vagas no Impa Tech, a primeira graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

A Obmep, criada pelo Impa em 2005 e financiada pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), é a maior competição científica do país. Destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, a olimpíada alcançou um novo patamar neste ano, com um recorde de 56.516 escolas inscritas, abrangendo 5.564 municípios, o que representa 99,9% do território nacional. Mais de 18,5 milhões de alunos participaram da primeira fase da competição.

Premiações

Nesta edição, serão distribuídas 8.450 medalhas em âmbito nacional, além de mais de 20 mil medalhas para os estudantes com melhor desempenho em cada estado. A premiação é dividida entre alunos de escolas públicas e privadas.

Escolas Públicas: Serão concedidas 6,5 mil medalhas, sendo 500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de até 45 mil certificados de menção honrosa.

Escolas Privadas: Serão distribuídas 1.950 medalhas, com 150 de ouro, 450 de prata e 1.350 de bronze, além de até 6 mil certificados de menção honrosa.

Também serão premiadas escolas, secretarias municipais de Educação e professores que se destacaram pelo desempenho de seus alunos. A data da cerimônia de premiação da 19ª Obmep será divulgada em 2025.

Iniciação Científica e Impa Tech

Os medalhistas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas para aprimorar seus conhecimentos. Alunos de escolas públicas receberão uma bolsa de R$ 300 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para integrar o programa.

Os vencedores do nível 3, destinado a alunos do ensino médio, têm a oportunidade de concorrer a uma das 100 vagas no Impa Tech. A instituição, que iniciou suas atividades no ano passado, oferece bacharelado em matemática da tecnologia e inovação, com alojamento estudantil e auxílio financeiro para os aprovados no processo seletivo.

As inscrições para a graduação estão abertas até 27 de dezembro no site do Impatech. O edital reserva 80% das vagas para estudantes premiados em cinco olimpíadas de conhecimento, incluindo a Obmep, e 20% para aqueles que obtiveram as melhores notas na prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O edital completo está disponível na internet para consulta.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 28 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.